app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Opinião

Como prevenir o câncer?

.

Por Vanessa Teixeira - médica, oncologista clínica - Instagram : dravanessateixeira | Edição do dia 11/08/2020 - Matéria atualizada em 11/08/2020 às 06h00

O maior evento de oncologia clínica do mundo, o ASCO (American Society of Clinical Oncology), realizado em formato completamente digital este ano, devido à pandemia do CORONAVIRUS, trouxe resultados interessantes de várias pesquisas clínicas relacionadas à prevenção do câncer.

Uma das novidades foi o aumento considerável do desenvolvimento de estudos direcionados para a descoberta do perfil molecular e genético do câncer, o que ajudará na elaboração de novos medicamentos, os quais irão atacar as células malignas de forma mais precisa e eficaz. Além disso, a evolução genética facilitará a detecção precoce de alguns cânceres. Apesar de não serem novidade, medidas preventivas consideradas simples, baratas e eficazes tais como mudança de estilo de vida, controle do peso corporal e práticas regulares de exercícios físicos também foram temas constantes no maior encontro oncológico do mundo. A obesidade foi um dos pontos mais comentados. Já se sabe que o excesso de peso é uma epidemia global de saúde e tem sido associado a um impacto prejudicial na incidência, recorrência e na mortalidade do câncer. Esta informação é contagiante porque é um fator amplamente modificável, fato este que pode mudar a tendência crescente na epidemiologia do câncer, caso haja o tratamento da obesidade como prevenção primária. Um outro estudo foi apresentado pela Sociedade Americana de Câncer, com a recomendação de práticas de atividade física de intensidade moderada à vigorosa, por pelo menos 150 minutos por semana. Após observação por 12 semanas, foi constatado uma melhoria significativa no desempenho, composição corporal e qualidade de vida entre os sobreviventes de câncer. “A competição contra o câncer” é real e atinge o doente e a família em todos aspectos: físico, mental e emocional. Por isso, aderir tais medidas preventivas como uma simples caminhada pela nossa bela orla ou fazer umareeducação alimentar, torna-se fácil, quando sabemos que isto pode ter uma repercussão positiva no combate a esta doença. Tudo na vida é uma questão de costume e treino. Mudanças de hábitos exigem tempo, paciência e persistência, mas são compensadores.É importante ressaltar que qualquer nova prática deve ser acompanhada e orientada por um profissional, então procure um oncologista, nutricionista ou um educador físico para lhe orientar de forma adequada.

Mais matérias
desta edição