loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 17/07/2025 | Ano | Nº 6012
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Opinião

Opinião

NO MEIO DO CAMINHO

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019, divulgado na terça-feira (15), mostra que o nível de qualidade do ensino médio brasileiro continua abaixo do esperado pelo Ministério da Educação (MEC). Embora tenha havido avanços em relação a 2017, o País não atinge a meta nessa etapa de ensino desde 2013.

O Ideb vai de 0 a 10 e leva em conta dois fatores: quantos alunos passam de ano e qual o desempenho deles em português e em matemática. Em 2019, a meta nacional a ser cumprida, somando escolas públicas e particulares, era 5 - mas o resultado ficou aquém do esperado. A média foi bem inferior a isso: 4,2. Apesar de todos os estados, com exceção de Sergipe, terem aumentado o Ideb em relação à edição anterior, o resultado é insatisfatório. Uma "nota" de 4,2 não chega sequer ao patamar que era esperado para o País em 2015. O Ideb avalia o conhecimento dos alunos em português e em matemática, além de considerar as taxas de reprovação em cada localidade. Com base no desempenho dos estados brasileiros no Ideb dos últimos anos, especialistas destacam quais iniciativas podem ter melhorado o desempenho de estados como Ceará, Espírito Santo, Goiás e Pernambuco. Entre os pontos destacados estão a expansão do ensino integral, melhoria dos currículos, escolha de gestores escolares por processo seletivo, não por nomeação política; integração entre as políticas públicas e os projetos para os ensinos fundamental e médio e uma gestão pedagógica sistêmica envolvendo todas as etapas e investimentos em infraestrutura. Além dessas questões, é fundamental investir na formação de professores, que deve ser continuada. A dificuldade do ensino básico começa nos anos finais do ensino fundamental, quando os estudantes começam a ter aulas com diversos professores e muitos deles não são formados nas áreas que lecionam. Dados no Ministério da Educação mostram que quase 40% dos professores não têm formação adequada. Os resultados do Ideb mostram que, pelo menos em relação ao ensino médio, o que ainda se vê é muita matéria e pouco aprendizado, uma realidade que precisa mudar.

Relacionadas