app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5694
Opinião

A paciência é necessária na caminhada da vida

.

Por MILTON HÊNIO - médico e membro do Conselho Estratégico da Organização Arnon de Mello | Edição do dia 21/11/2020 - Matéria atualizada em 21/11/2020 às 04h00

A população cresceu, a luta pela sobrevivência aumentou, as pessoas ficam estressadas facilmente. O indivíduo “explode” a todo momento, quer seja na fila de um banco, quer seja em uma Unidade de Emergência, ou no colégio do filho por um motivo fútil, no trânsito e principalmente agora durante essa pandemia.

Milhões de comprimidos de tranquilizantes são consumidos diariamente no Brasil. Para os laboratórios uma maravilha, lucros estrondosos. Para nós brasileiros, sinal de que andamos meio angustiados. À medida que a situação econômica do país piora com o aumento da gasolina, do gás de cozinha, do pão, da carne, etc., aumenta também o número de pessoas com estresse, com emoções negativas, porque o dinheiro encurtou. Até no ambiente doméstico os momentos de aflição têm sido mais frequentes. Dessa forma, surge o indivíduo nervoso, impaciente com tudo e com todos. Mais do que nunca, os tempos atuais exigem de cada um de nós muita paciência para enfrentarmos os problemas de nossa vida diária. Paciência no trânsito quando estamos apressados e nosso carro não consegue avançar; paciência dos pais com os filhos adolescentes e rebeldes que não querem ouvir conselhos; paciência quando a doença nos agride e custa a ir embora; paciência para conviver com os impacientes. Assim é a vida moderna, um verdadeiro aprendizado de paciência. Até Freud, com sua grandiosa inteligência, acredito que não teve paciência para estudar a paciência, pois segundo os estudiosos de sua monumental obra, não existe nenhum capítulo sobre esse tema. E, no entanto, a paciência é uma das virtudes necessárias e até indispensáveis no relacionamento com os outros e também consigo mesmo. Mahatma Gandhi costumava dizer que a paciência e a oração eram os meios que usava para sentir-se plenamente feliz. Viver é investir. A vida vai passando e não podemos parar nem procurar complicações que afetem o nosso sistema imunológico e tragam doenças. Temos uma existência que nos cabe assumir e administrar, retocando-a com esmero e lucidez como faz o artista com sua obra. A vida se constrói na caminhada. Quando você estiver angustiado, impaciente, olhe para o alto, respire fundo, olhe para as estrelas, encharcando-se da imensidão do infinito. Quando os problemas atingirem a sua mente lembre-se de que o seu coração se esvazia, empobrece e definha também. Todos temos, em qualquer época de nossa vida, problemas, decepções, frustrações e tristezas. São inevitáveis. Fazem parte de nossa caminhada terrena. Não há sabedoria que possa evitá-los. A sabedoria está em termos paciência, calma, para dar solução aos fatos que vão acontecendo.

Mais matérias
desta edição