loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
domingo, 06/07/2025 | Ano | Nº 6004
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Opinião

Opinião

Caminhando com saúde

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Estamos em plena pandemia, em que as populações do mundo inteiro têm sofrido bastante com uma série de medidas que devem ser tomadas para evitar a contaminação pelo coronavírus. Essa pandemia, que já dura há um ano, tem acarretado milhares de casos de pessoas em solidão profunda, depressão e o surgimento de algumas doenças causadas pela quebra do sistema imunológico. O mundo atual, cheio de conflitos e confrontos, envolve o indivíduo num emaranhado de problemas que o deixa atordoado. São problemas econômicos, familiares, sociais e políticos que o torna verdadeiramente estressado. O estresse nesse tempo moderno da pandemia se acumula até ficar uma tensão interna que contrai os músculos. Os músculos contraídos afetam o fluxo sangüíneo e o funcionamento dos nervos. Estes, por sua vez, afetam o sistema glandular.

Um levantamento realizado bem recente pelo Instituto Ipsos, mostrou que o Brasil lidera o volume de pessoas com solidão no mundo atualmente. Isso é terrível para o organismo humano. Vi recentemente uma fotografia numa revista onde mostrava um casal sentado num banco no Central Park de Nova York. O texto dizia assim: “Esta é Nova York, onde 8 milhões de pessoas vivem lado a lado e em solidão”. Tempos modernos em que este violento coronavírus se espalhou pelo mundo causando mortes e muita solidão, pela angústia das pessoas em serem atingidas e mudarem o seu ritmo de vida. O nosso organismo é uma máquina perfeitíssima e só funciona bem com a conservação dos sistemas sanguíneo, nervoso e glandular. Quando então, começam a deteriorar, desencadeia-se uma continuada sucessão de distúrbios físicos. É a doença que está chegando.

Portanto, meu caro leitor, seja feliz em sua caminhada e saiba enfrentar a solidão e a depressão que pode estar lhe agredindo neste momento da pandemia, considerando que o seu corpo é o maior presente que Deus poderia lhe oferecer.

As pessoas que vivem em solidão, em decorrência dessa pandemia, estão sempre sentindo-se doentes, porque suas endorfinas (hormônio produzido para oferecer alegria) estão sempre na baixa. Os pensamentos comandam a nossa vida. Pés na terra e olhos no céu, carregando e espalhando alegria, tendo o vento, o mar, as flores e o canto da passarada como fundo musical. Apesar da tristeza e solidão que nos impõe esse Coronavírus, estou ansioso para que essa tempestade passe e possamos voltar a abraçar as estimadas pessoas, transmitir esperança e carinho e perceber que o futuro nos espera e sermos novamente felizes. Deus sempre tem um propósito para cada um de nós, saiba disso. A doença está em ascensão porque nosso modo de vida no momento atual está cada vez mais ameaçado por pressões cada vez maiores. O estresse é o principal fator que estimula a doença. Ele é causado pela raiva, pela solidão, pela frustração, pelo desespero, pela incerteza do dia de amanhã e pelas preocupações repetidas todos os dias e que faz a sua alma sofrer. Tenham certeza meus caros amigos, que nem a tristeza, nem a desilusão, nem a angústia do sofrimento vivido, nada lhe impedirá de sorrir. Deus está sempre ao seu lado. Tudo passa! Espere e o sol voltará a brilhar na vida de todos nós.

Relacionadas