loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 25/06/2025 | Ano | Nº 5996
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Opinião

Opinião

Onde está a felicidade?

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Receita de felicidade é difícil oferecer, pois depende de como cada um encara a sua caminhada. De uma coisa, porém, estejam certos: o equilibro psíquico e a boa saúde física e mental representam o melhor quadro para o estado de felicidade.

Há poucos dias morreu uma japonesa considerada a mulher mais velha do mundo e que deixou, segundo a imprensa, uma frase que traduz o motivo de tanta longevidade: “tive prazer em tudo que pude fazer”. A felicidade é indefinível, pois ela está dentro de nós e não fora. É um sentimento e não um acontecimento. Não está nas coisas: dinheiro, títulos, glórias, sexo. Podemos ter tudo isto e não tê-la, como podemos tê-la sem tudo isso. A felicidade tem um significado diferente para cada pessoa; umas acham a felicidade no silêncio, conversando consigo mesmo, com Deus. Todos têm, como objetivo supremo a conquista da felicidade. Como consegui-la, varia de pessoa a pessoa. No entanto, de uma forma ou de outra todos querem ser felizes. Só com o silêncio você pode perceber muita coisa que errou e que pode melhorar. Outros encontram a felicidade no dinheiro, brincando na beira do mar com crianças, correndo na praia, ouvindo uma serenata de Mozart. Para um frade do Mosteiro de São Bento a felicidade é a quietude da clausura, cantando um canto gregoriano e assim esquecendo de si mesmo, conversando com Deus. A felicidade é um mergulho contínuo dentro de si mesmo em busca de significado e de bem estar.

Existe atualmente um grande neurologista indiano radicado na Califórnia, que está se dedicando de forma notável ao estudo do cérebro com aparelhos de última geração. E ele diz que o ser humano se conhece muito mal. Com técnicas computadorizadas de geração e imagem, o Dr. Vilayanur observou como os nossos neurônios se modificam quando você sente alegria ou tristeza. E esses neurônios se desgastam e envelhecem em sessões de estresses repetitivos. A frequência de depressão acontecida durante esta pandemia, parece estar crescendo de forma assustadora no mundo. Esse caráter epidêmico da depressão mostra que andamos muito carentes de momentos de felicidade. Uma pesquisa feita no Nordeste, região pobre do Brasil, mostrou que 56% de sua população não se sente feliz. É que faltam alguns itens em suas vidas para que essa felicidade seja plena. Se olharmos o nosso País de hoje, com suas terríveis desigualdades sociais, com sua população carente de saúde e dinheiro no bolso, vamos ver, com tristeza, que eles anseiam pela felicidade, mas não podem alcançá-la pelos imensos obstáculos a transpor. Dizem os psicólogos que a felicidade é o momento presente. Cabe, assim, a cada pessoa, descobrir esses momentos.

Meu caro leitor, vamos caminhar com bons pensamentos apesar dos obstáculos que nos cercam. Você é o dono da sua vida. Lembre-se de que a vida é uma passagem. Procure sorrir e caminhar com alegria. E que suas estradas da vida sejam sempre cheias de muitas estrelas e muita luz. Viver é caminhar para a frente, é progredir, é prosperar, é ser feliz, é buscar objetivos com fé em Deus.

Relacionadas