loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 02/07/2025 | Ano | Nº 6000
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Opinião

Opinião

Nova chance para os “contribuintes legais”

Famílias procuram formas de encaixar a mensalidade da escola nas despesas de casa

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Apreocupação com o futuro dos filhos é uma constante na vida dos pais. E esse sentimento cresce nessa época do ano com a proximidade das matrículas para o próximo período. Com objetivo de garantir uma escola com qualidade de ensino para aumentar as chances de boas oportunidades na vida dos filhos, muitas famílias buscam colégios particulares, o que pode pesar sempre no bolso. Para 2018, por exemplo, a previsão nacional é de aumento de 8% no valor das mensalidades.

Uma alternativa para garantir a boa educação dos filhos são as bolsas de estudo, que reduzem o peso no orçamento familiar. É assim que a família da Natanailde Gomes do Nascimento Costa, 30 anos, de Brasília, consegue manter o filho Geovany, de cinco anos, no colégio particular. Matriculado no primeiro período da Educação Básica, o menino já tem garantida a bolsa de 50% conquistada com ajuda do programa Educa Mais Brasil para 2018. “Isso dá uma boa ajuda”, comenta a dona de casa Natanailde.

Na casa dela ainda vivem mais quatro crianças, entre elas dois sobrinhos que também estão matriculados na rede particular com bolsas que garantem desconto de metade das mensalidades. Para Natanailde, é muito importante conseguir manter o filho no colégio privado para garantir uma educação de qualidade. “O que eu busco para os meus filhos é sempre o melhor”, diz.

De filha para mãe

A secretária Eugênia Regina Santos de Melo, 36, de Maceió, tem uma filha de 11 anos, Marinna Vitória, que estuda em escola particular com bolsa de 50%. “Vi uma possibilidade de colocar minha filha em escolas boas, pagando metade da mensalidade”, conta. Ela já está de olho em bolsas para a caçula, Lorena, de 2 anos e 2 meses, para o próximo ciclo letivo.

Além das filhas, Eugênia já pensa em aproveitar os descontos do programa para voltar a estudar. “Já pesquisei algumas bolsas pra mim também, tenho vontade de fazer Contabilidade. Estou só esperando me organizar para 2018”, explica.

Bolsas de 50% para o Ensino Básico

O Educa Mais Brasil é um programa que concede bolsas de estudos de 50% para a Educação Básica em todo o Brasil. Em outras oito modalidades – graduação, pós-gradução, Ensino à Distância, Cursos Livres, Técnicos e Profissionalizantes, Preparatórios para Concursos, Pré-Vestibular/Enem e Idiomas – o percentual de desconto pode chegar a 70%. No site www.educamaisbrasil.com.br você pode consultar as instituições parceiras e obter mais informações de como obter os descontos.

Minha vida com o Educa

O técnico em Mecânica Industrial Cicero Santos Oliveira, pai do pequeno Guilherme, de 4 anos, reconhece a importância do Educa Mais Brasil para a formação do filho e orçamento doméstico.

Relacionadas