app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5692
Opinião

O futuro do trabalho: profissões nas áreas de tecnologia, saúde e finanças ganham destaque

.

Por Fábio Batista - Professor da Estácio, especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Desenvolvimento Humano | Edição do dia 18/06/2021 - Matéria atualizada em 18/06/2021 às 04h00

Num tempo de imprevisibilidade e incertezas, o que o jovem brasileiro pode vislumbrar e como se preparar para o seu futuro profissional? O que os especialistas podem nos mostrar sobre o futuro do trabalho e que áreas inevitavelmente ganharão ainda mais expressão no pós-Covid-19?

O livro “O mundo pós-pandemia”, organizado por José Roberto de Castro Neves, reúne ensaios com reflexões sobre o futuro em diversas áreas da comunidade global. O mais óbvio é que é impossível cravar como será o mundo após a pandemia. Talvez a própria pandemia nos ensine e explique muito acerca de tendências que irão requerer profissionais voltados para uma atuação colaborativa, humanizada e, mais do que nunca, dirigida por propósitos ainda mais sustentáveis. O que dizer do mercado de e-commerce, das plataformas digitais, das inúmeras empresas de tecnologia que surgiram com soluções para o mundo em crise? Antes mesmo dos impactos causados pela pandemia da Covid-19, a chamada transformação digital já era uma das prioridades de diversas empresas. Muitas dessas transformações devem permanecer mesmo no pós-pandemia. A imprevisibilidade nos mostra que a área de tecnologia como profissão é uma tendência sem medo de errar. A saúde é outro setor em alta em tempos de pandemia. O distanciamento social resultou em uma série de mudanças no comportamento e consumo dos brasileiros em relação ao bem-estar físico e mental. As pessoas estão mais preocupadas com prevenção, querem se cuidar de maneira a buscar mais qualidade de vida do que apenas estética. Prevenção e tratamento andarão juntas nas áreas de saúde. As áreas de biomedicina, fisioterapia, farmácia, psicologia, nutrição, medicina e outras são apenas alguns exemplos de certeza na incerteza em termos de profissão. E o que falar do impacto econômico que encontramos em todas as crises mundiais? O sistema financeiro global tem um futuro desafiador pela frente e por isso é importante entender o cenário, ajudar e se programar para o futuro. As empresas necessitam de um melhor planejamento das suas finanças. Por isso, os especialistas em gestão financeira também estão e permanecerão em alta. Concluindo, não há dúvidas de que as áreas de tecnologia, gestão financeira e saúde só tendem a crescer. Meu jovem, é hora de olhar para o futuro com esperança. Eu acredito nessa geração que busca uma oportunidade não apenas para ser bem-sucedido profissional ou financeiramente, mas que quer ser um agente de transformação nos muitos desafios que o planeta enfrentará de agora em diante.

Mais matérias
desta edição