OPINIÃO
Coragem na caminhada da vida
.

O estresse sempre existiu como parte integrante da vida em todas as épocas da história. Entretanto, nunca atingiu tão grande intensidade e extensão como agora, em decorrência dessa pandemia. A competição, mortes em demasia, sofrimentos em imensas quantidades, feminicídio, falências, tudo isso criou uma corrida desumana, modificou a maneira de viver das pessoas, de tal forma que o indivíduo neste corre-corre da luta pela vida, pelo TER, pela sobrevivência, passa a viver em constante tensão emocional. A vida moderna é produtora de doenças emocionais e físicas. As más emoções provocam tanto cansaço quanto um trabalho árduo.
Atualmente, uma grande parte de pessoas de todas as classes sociais vivem em estado de estresse crônico por mil problemas a resolver. Os grandes cientistas do mundo têm demonstrado que o organismo quando sofre grandes reações negativas, inibi a medula óssea, concorrendo para uma menor produção do linfócito T, que é o protetor do organismo, deixando o indivíduo com suas defesas diminuídas e exposto às agressões do ambiente. Por isso, a importância da utilização das vacinas para aumentar o seu sistema imunológico, proteger as suas defesas contra a invasão do Coronavírus. Assim, procure viver sua vida protegendo de toda sorte o seu sistema imunológico, tendo um viver mais saudável, respirando o oxigênio puro dos campos, comendo verduras sem agrotóxicos, usando do sol sem abusar do mesmo, contente com sua caminhada terrena, usando máscaras sistematicamente nas aglomerações e afastando as preocupações desnecessárias.
Estamos diante de um mundo materializado e confuso, em que os problemas de cada cidadão vão se acumulando, exigindo para um viver razoável muita coragem interior. A juventude de hoje, por exemplo, vive em um mundo em transformação. Num contexto de dúvidas e incertezas encontra-se o jovem de hoje, perplexo e confuso em suas angústias existenciais, angústias frente à necessidade de encontrar um projeto de vida e uma realização pessoal. Milhares de diplomas são entregues todos os anos em diversas áreas, porém a caminhada do Brasil é muito lenta e não existe mercado de trabalho. Isso gera problemas emocionais terríveis.
A situação atual brasileira vive sobre um tripé assustador: sexo, dinheiro e poder. Desse trio resulta uma série de decorrências desagradáveis como a injustiça, a violência, a inveja e o ódio. Então, para se viver atualmente, torna-se necessário que o indivíduo tenha fortaleza, tenha fé em Deus, coragem interior para ir tirando as pedras do caminho. Requer coragem de reconhecer os próprios medos para superá-los. Ser forte, ter coragem, significa saber aceitar uma ferida. E por ferida devo entender todo atentado contra a segurança individual, contra a vontade pessoal. Dessa forma tudo aquilo que de algum modo é negativo, doloroso, danoso, angustiante e sufocante, representa um verdadeiro tormento no sentido espiritual do ser humano.
Meu caro leitor, lembre-se de que a vida é uma passagem e viver é lutar, é plantar, é construir, enfrentando os obstáculos que vão surgindo com otimismo e alegria no coração.