loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 24/06/2025 | Ano | Nº 5995
Maceió, AL
26° Tempo
Home > Opinião

Opinião

A arte de envelhecer

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

É isso aí – viver com alegria deve ser a meta de todo idoso. A marcha inexorável do tempo é evidente. A escritora Danuza Leão disse certa vez: “A gente nasce sem pedir e morre sem querer. Aproveitemos o intervalo.” Diz um provérbio chinês: “Honremos a velhice, pois para ela é que todos caminhamos.” Todas as etapas da vida têm os seus encantos e os seus problemas. E a velhice não é uma exceção. Quando atingimos 84 anos como eu, temos que nos cuidar física e emocionalmente para o entardecer da vida. Se viver é um bem, envelhecer é um prêmio. Todo brasileiro precisa se preparar desde já para uma verdadeira nova vida depois dos 60 anos. De nada adianta alguém atingir 80, 90 ou 100 aos se estiver incapacitado física e mentalmente. A longevidade é bem valorizada quando a boa saúde lhe acompanha. O fato é que devemos caminhar de queixo erguido depois dos 60 anos. Que importa a idade? Importa quem somos.

Para se ter uma velhice tranquila é importante que você se sinta feliz. Alguém já disse que há pessoas que nascem com um rouxinol no coração. Por mais simples que seja a gaiola o pássaro sempre canta. Assim, aproveite cada dia de sua vida meu caro idoso, procurando caminhar por estradas cheias de estrelas e muita luz. Lembre-se que seu corpo precisa de movimento. Movimento é vida, vida é movimento. Procure fazer sua caminhada pelo menos 30 minutos por 3 vezes na semana, respirando o oxigênio puro, recebendo a luz do sol até 10 horas e tomando 6 copos de água por dia. Encontre com os velhos amigos e dê boas gargalhadas. Isso desenvolve os seus neurônios. O fato é que o brasileiro está vivendo mais. A expectativa de vida atualmente é de 74 anos. Assim, é preciso superar os obstáculos com alegria no coração. O Papa Francisco tem 80 anos e comanda com entusiasmo a Igreja Católica no mundo. Idade é tempo para se fazer coisas que ainda não foram feitas. Devemos nos orgulhar de nossa idade quando envelhecemos, pois vimos que cumprimos o nosso roteiro usando muito bem de nossa mente e de nosso corpo. Como diz a música do cantor Gonzaguinha: “Viver! É não ter a vergonha de ser feliz / cantar, cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz. / A vida é bonita, é bonita e é bonita.” Por isso, meu caríssimo idoso, aprender a envelhecer corresponde a aprender a viver. A vida é bela e merece ser bem vivida.

Aproveito este espaço para apresentar a minha imensa saudade pela partida para a eternidade de dois caríssimos amigos: Lauthenay Perdigão do Carmo e Assis Gonçalves. O primeiro com 86 anos e o Assis com 92. Apaixonados pela vida, construíram famílias maravilhosas e deixaram suas marcas inesquecíveis em Alagoas. Lauthenay na área do esporte e Assis na área da indústria do açúcar. Que eles descansem na paz do Senhor.

Relacionadas