app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Opinião

Viva Maceió da grota, da orla e da lagoa

.

Por João Henrique Caldas (JHC) - prefeito de Maceió | Edição do dia 04/12/2021 - Matéria atualizada em 04/12/2021 às 04h00

Nossa cidade completa 206 anos hoje. Sua história riquíssima, belezas naturais, povo trabalhador, resiliente e hospitaleiro marcaram esse período e são a essência deste local, que encanta a todos que têm a oportunidade de conhecê-lo. Mesmo diante das dificuldades impostas pelos efeitos da covid-19 e pelo quadro econômico, é hora de celebrar a data ao mesmo tempo em que pavimentamos um futuro melhor para a nossa população, esteja na grota, orla ou lagoa. Batalhamos dia após dia para tornar Maceió um lugar cada vez melhor e os resultados já aparecem.

O principal gatilho dessa transformação é a vacinação. Aproximadamente 85% dos moradores estão completamente imunizados. Maceió desponta como referência nacional no assunto. E por que a vacina é tão importante? Nossas crianças podem ir às escolas, as lojas se abrem ao público, templos religiosos acolhem os fiéis, hotéis recebem turistas, dentre outras inúmeras possibilidades. É nosso compromisso avançar na vacinação, agora com doses de reforço, porque assim aceleramos o retorno às atividades. É preciso registrar que, nesse esforço para tornar nossa capital um lugar para todos, temos lutado com dedicação contra outras duas adversárias difíceis: a inflação e a pobreza. Maceió apresenta hoje a menor tarifa de ônibus dentre todas as capitais, o que diminui o peso da despesa no bolso das famílias. Implementamos, ainda, o Passe Livre Estudantil, que beneficia estudantes da rede pública. O Bolsa Escola Municipal (BEM), por sua vez, atende mais de 50 mil alunos, estimulando a assiduidade nas unidades de ensino e garantindo renda extra para as famílias neste momento de dificuldade. Na semana passada anunciamos o programa “Conta em Dia”, apoio aos mais pobres para pagarem suas contas de água, luz e gás. A Prefeitura também auxilia na busca por postos de trabalho. Lançamos a CNH Social, que facilita a emissão da carteira de motorista para pessoas de baixa renda. O programa beneficiará 350 selecionados inicialmente, mas será expandido aos poucos. Desenvolvemos o “Emprega Mulher”, projeto que visa a estimular a promoção financeira de mulheres em situação de vulnerabilidade econômica e que reconhecerá as empresas parceiras dessa jornada por meio de um selo. A propósito, temos chamado a atenção da iniciativa privada para oportunidades de negócios. Em menos de um ano de trabalho, conseguimos atrair mais de R$ 500 milhões em investimentos de diferentes setores, como o Turismo, Habitação, Varejo e Logística. Além disso, apresentaremos em breve um conjunto de regras para incentivar a presença de startups. Ao longo deste ano criamos e reforçamos o GGI dos Bairros, estrutura que dá suporte aos moradores atingidos pelo afundamento para que recebam recompensa justa pelos danos sofridos, bem como aparelhamos a Defesa Civil para proteger adequadamente nossa população. Por fim, mas não menos importante, começamos a revitalizar o Salgadinho, promessa de gestões passadas que jamais foi colocada em prática. As obras vão propiciar uma melhora substancial no dia a dia da cidade, além de torná-la ainda mais bela. Parabéns, Maceió. Parabéns, maceioenses!

Mais matérias
desta edição