app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Opinião

Cigarro e Saúde

.

Por MILTON HÊNIO - médico e membro do Conselho Estratégico da Organização Arnon de Mello | Edição do dia 15/01/2022 - Matéria atualizada em 15/01/2022 às 04h00

Eu sabia há muito tempo que o cigarro é o maior traidor do ser humano. Porém, na prática eu vi pessoalmente que isso é uma verdade, onde o meu querido genro Robson Aragão faleceu aos 52 anos, vítima de câncer do pulmão, pois era um fumante fanático por cigarro. De repente, surgiram os primeiros sintomas e apesar do tratamento especifico cuidadoso, à morte o levou. Como ele milhares de brasileiros morrem todos os dias na mesma situação, tendo o tabaco como causa desencadeante. Se não tivessem fumado, acredito, que estivessem ainda bem vivos. É verdade.

Os estudos científicos mostram que o cigarro além de não ter absolutamente nada que preste, se comporta ainda como um ladrão da vitamina C, um eficiente antioxidante no combate aos radicais livres. Assim, o indivíduo fuma e quebra o seu sistema imunológico ao mesmo tempo. O que preocupa é que apesar do tabagismo atuar como um dos maiores problemas de saúde pública no planeta, representando uma verdadeira epidemia global, há na verdade, poucos sinais do seu declínio. Caso continue dessa forma a epidemia tabagistica será responsável por um número maior de mortes do que acidentes automobilísticos. No Brasil, existem em média 35 milhões de fumantes e acredita-se que 80 mil morrem anualmente com doenças advindas do cigarro. A fumaça do cigarro contem 4.700 substâncias diferentes, entretanto a nicotina é a que está presente em todos os produtos do tabaco (cigarro, charuto, cachimbo). Quando você dá uma tragada seu organismo está sendo “presenteado” por um verdadeiro coquetel de substâncias químicas altamente tóxicas como butano, benzeno, acetona, etc..

As crianças sofrem demais quando exposta a essa fumaça. É um absurdo os pais ou parentes fumarem no quarto onde a criança dorme. Então, se ela for alérgica, seu sofrimento será insuportável, pois ela estará sempre tossindo, cheia de catarro e “chiando” no peito. As mães que fumam devem pensar no amor aos filhos durante a gravidez e jamais fumar nesse período, pois estão arriscadas a abortar ou concorrer para o nascimento de uma criança prematura.

Portanto, caro leitor, se você é um bom fumante e usa o cigarro para escoar seus estresses, como relax, procure ter a força de vontade de deixar esse “tranqüilizante”, porque vai deixá-lo em situação difícil e encurtar provavelmente seu período de vida nessa caminhada terrena. Faça a sua marcha diária. Relaxe caminhando. Beba muita água durante o dia para desintoxicar o organismo. E use os processos médicos modernos que podem ajudá-lo com sua força de vontade a extinguir para sempre esse vício que só lhe traz prejuízos. Pensar em deixar de fumar não dói. Pense seriamente no assunto. Sua mulher e seus filhos vão adorar essa corajosa atitude. Viva bem sua vida com saúde aproveitando cada dia como se fosse o último. Realmente, o nosso corpo é uma máquina maravilhosa, perfeitíssima, impecável, que precisa de trato, de cuidados e boa conservação para manter-se sempre em forma.

Mais matérias
desta edição