app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Opinião

Fadiga crônica

.

Por MILTON HÊNIO - médico e membro do Conselho Estratégico da Organização Arnon de Mello | Edição do dia 22/01/2022 - Matéria atualizada em 22/01/2022 às 04h00

É muito comum ouvirmos, atualmente, dos amigos a queixa de que estão sempre cansados. Apesar, portanto, de ser um tema comum da vida moderna, a fadiga nas pessoas vem assumindo uma proporção muito elevada por causa dessa terrível pandemia, nas classes média e rica, A fadiga é a ausência da energia física, intelectual e emocional; a fadiga crônica que muitas vezes dura meses seguidos e retrata a ausência prolongada dessa energia. Tudo o que existe no universo possui energia, não só o meio biológico como o físico: vejam que beleza as ondas do mar, o fenômeno das marés despejando de forma cronometrada as águas dos oceanos na praia; a terra girando em torno do seu eixo e ao redor do Sol com uma velocidade extraordinária; o calor e a luz que recebemos do grande astro Sol; o vento que sacode as folhas e uiva pela madrugada. Assim é o universo, um campo dinâmico e potente de uma imensa quantidade de energia.

Assim somos nós, humanos, peregrinos desta terra e ricos em energia que nos chega através do alimento, do oxigênio e da água. Quando perdemos nossa energia, então nos sentimos fatigados. É um diagnóstico às vezes difícil de ser analisado. Dezenas de exames são feitos e o médico nada encontra nos mesmos. Será hepatite? Ou anemia? Ou mononucleose? Nada o médico encontra no seu paciente que justifique tais diagnósticos. Não é uma doença dessa forma, porém debilita tanto como se fosse. Desânimo, falta de coragem, ansiedade e tristeza. Chega-se a conclusão que na maioria dos casos essa sensação de fadiga crônica é causada por fatores emocionais e psicológicos. Esse quadro tem sido estudado intensamente nos dias atuais. São pessoas depressivas e ansiosas, de grande sensibilidade e afetivas. Caminham pela vida como se carregassem um imenso peso nas costas. Decepção, problemas econômicos, o envolvimento de um filho por drogas, enfim, motivos diversos levam esse indivíduo à exaustão. O estresse tão comum na vida das pessoas, nos dias atuais, enfraquece o sistema imunológico e propicia o aparecimento de doenças. As pessoas que vivem sempre estressadas provocam, sem o saber, um enorme desgaste em seu corpo. A relação corpo mente é impressionante. Vamos caminhar, meu caro leitor, com bons pensamentos, apesar dos obstáculos. Cada um encara a vida de uma maneira e concebe a felicidade de um modo pessoal. O que é felicidade para uns não é para outros; ela varia de pessoa para pessoa com as condições do momento. Aproveite a energia do seu corpo, coloque bons pensamentos em sua mente e viva sua vida sem essa sensação desagradável de fadiga crônica. Meu caro leitor, alimente sempre a esperança e tenha a certeza de que sua vida vai caminhar para o melhor. Procure manter o seu otimismo, conserve o seu equilíbrio, fortaleça a sua esperança e procure viver alegre todos os dias.

Mais matérias
desta edição