loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 02/10/2025 | Ano | Nº 0
Maceió, AL
26° Tempo
Home > Opinião

Opinião

Onde estão os pais?

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Praia lotada, festas típicas do veraneio rolando nos condomínios. A praia está repleta de jovens que querem se “divertir” bebendo. E os papais e mamães fazem vista grossa. Por quê?

Você sabia que inúmeras pesquisas concluíram que o completo desenvolvimento do lóbulo frontal só ocorre depois dos 24 anos e concluíram que os danos causados aos neurônios que estão sendo lesados a cada bebedeira vão trazer consequências graves no futuro? O álcool e as drogas podem diminuir o cérebro: 30% menos hipocampo. Segundo a Universidade da Califórnia (UCLA), adolescentes que se embriagam apresentam pior desempenho em testes de memória e um hipocampo menor do que os que não bebem. Milhões de adolescentes contraem doenças sexualmente transmissíveis a cada ano no mundo, inclusive Aids. Nossos consultórios ficam repletos de jovens violentados ou arrependidos de terem praticado sexo com estranhos.

Corpo de bêbado não tem dono! Além disso, o álcool é a porta de entrada para as outras drogas: maconha, ecstasy, cocaína e crack. É fácil, estando alcoolizado, ser convencido a experimentar qualquer uma dessas drogas. A maconha, droga considerada inofensiva por alguns, conduz ao desenvolvimento da esquizofrenia e diminuição do QI. É fácil ser convencido a fazer qualquer coisa quando bêbado. Fico impressionada quando vejo alguns meninos e meninas completamente alcoolizados, voltando para casa sozinhos de manhã, quando eu estou acordando. Onde estão os pais? Os pais têm o dever de impedir que seus filhos comecem a beber precocemente.

Dar limites é cuidar. Deixar adolescentes fazerem o que lhes vêm à cabeça é omitir-se do seu trabalho de pais, profissão mais importante do mundo. Se o cérebro do adolescente está incompleto, como vai ter total capacidade de se cuidar sozinho? Pais não podem dar bebida alcoólica, nem beber junto, patrocinar festas de esquenta regada a álcool em sua casa, se seus filhos são menores de 18 anos, ou serão pais criminosos e filicidas, até. É proibido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente sequer oferecer bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. É dever dos pais impedir que essa geração se torne um bando de adultos dependentes e sequelados.

Relacionadas