Opinião
A importância do leite materno
.

Sinto saudades do passado, quando recém-formado como médico pediatra em 1962, e trabalhando no Hospital Infantil da Santa Casa de Misercórdia de Maceió e no Hospital da Polícia Militar de Alagoas, eu ficava feliz quando as jovens mamães comemoravam o primeiro ano da alimentação materna em seus filhos. Naquele tempo não havia estresses continuados como hoje, separações dos casais, angústias que impedem o leite materno de ser produzido.
Hoje, os tempos mudaram e as mudanças na vida são constantes, e assim as mães deixam de amamentar seus filhos. É uma pena que isso aconteça. Poeticamante, desejo estimulá-las para que não deixem de amamentar seus filhos, dizendo: “Quando amamentar seu filhinho / Lhe dê carinho e atenção / Afague bem ele no peito durante a alimentação, pois isto é muito importante para sua formação”. “Sempre expliquei para todas as mamães de Alagoas e do Brasil / que nos primeiros anos de vida seu leite tem o valor mil”. “Criança que se alimenta com o leite maternal, vai ter ossos e dentes fortes / e muito equilíbrio emocional.” “Você tem que acreditar nas riquezas do seu leite / e deixar que seu filhinho / dessas vantagens aproveite”. “Criança que mama no peito / cresce sadia e forte / é difícil adoecer. Você, realmente é mamãe de muita sorte. Vivemos hoje no mundo das velocidades. Tudo se faz correndo. Entretanto, existe uma coisa que não pode ser executada com pressa: o ato de amamentar. A mamãe tem que estar com absoluta calma, com pensamentos positivos, conversando com o seu bebê, ouvindo uma boa música para que o leite seja produzido em boa quantidade e, dessa forma, a criança fique farta e tranquila. Como pediatra vejo que as mamães modernas nem sempre conseguem esse objetivo, pela necessidade de colaborar com a renda familiar, trabalham logo aos 30 ou 60 dias após o parto, têm que cuidar da casa, levam os outros filhos para a escola, preocupam-se com os compromissos financeiros do dia-a-dia e tudo isso vai concorrendo para que a lactação diminua. É uma pena que isso aconteça com tanta frequência hoje em dia, porque o leite materno é notável para o bom desenvolvimento físico, intelectual e psíquico da criança. Está provado: alimentado ao peito, o bebê fica mais forte e até mais inteligente.
Muitas mães costumam dizer que o leite delas é fraco porque estão debilitadas. Puro engano. Não existe leite materno fraco. As proteínas do leite materno são absorvidas sem traumas pelo aparelho digestivo da criança. Além do grande benefício nutricional que o leite materno determina para o bebê, estabelece também um estreito vínculo emocional entre ele e sua querida mamãe. Portanto, o leite materno não só aumenta as defesas da criança passando da mãe para o filho, nutrientes e anticorpos, como oferece proteção afetiva ao bebê.
Estimadas mamães da minha terra, procurem viver com equilíbrio, mesmo diante da agitação da vida moderna. Isso é muito bom para o seu organismo e na produção do leite materno. Desperte para a vida. Seja alegre e otimista. Deus está ao lado.