loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
domingo, 05/10/2025 | Ano | Nº 6069
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Opinião

Opinião

EDUCAÇÃO INTEGRAL

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Como faz tradicionalmente, desde a década de 60, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB, promove, durante a quaresma a Campanha da Fraternidade, que tem como objetivo despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira. Este ano, o tema escolhido foi “Fraternidade e Educação” e o lema bíblico “Fala com sabedoria, ensina com amor”.

Segundo a CNBB, a campanha busca incentivar a visão da educação integral, considerando os aspectos emocionais, espirituais, cognitivos e físicos dos estudantes. A entidade destaca que a pandemia de Covid-19 causou impactos na educação e escancarou ainda mais a desigualdade do nosso país para aqueles impossibilitados de acessar equipamentos tecnológicos para frequentar as aulas. De fato, especialistas têm alertado que a desigualdade brasileira no ensino vai piorar após a pandemia, afetando mais ainda quem já estava em desvantagem econômica e social antes da crise sanitária.

Para a CNBB, a pandemia deixou em evidência a necessidade de uma colaboração maior entre as famílias e as instituições de ensino, pois a escola sozinha não consegue empreender sua missão e a família, de forma isolada, também não.

A evasão escolar, a perda de interesse pela educação e o atraso na aprendizagem são preocupações apontadas pela CNBB. O relatório da organização Todos Pela Educação, divulgado em dezembro do ano passado, mostra que cerca de 244 mil crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos estavam fora da escola no segundo trimestre de 2021. O número representa um aumento de 171% em comparação a 2019, quando 90 mil crianças estavam fora da escola. A CNBB acredita, corretamente, na importância de cobrar por políticas públicas que ajudem a reverter o quadro atual da educação no Brasil. Num ano em que haverá eleições gerais no País, é necessário que a sociedade cobre dos candidatos propostas factíveis para a educação. É preciso que o investimento em educação não seja apenas promessa de campanha, mas se transforme em ações concretas.

Relacionadas