loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
domingo, 27/07/2025 | Ano | Nº 6019
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Opinião

Opinião

Humanidade Angustiada

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Ficamos horrorizados quando assistimos, diariamente, pela televisão, assassinatos como rotina no Oriente Médio, em São Paulo e no Rio de Janeiro, e agora na Ucrânia, causada pelo psicopata presidente da Rússia. É que apesar de já estarmos em pleno século XXI, notamos que há um retrocesso da humanidade em relação a uma vida civilizada, principalmente depois da Pandemia. E notamos que apesar das conquistas no mundo das ciências e das artes, o homem pouco caminhou de encontro ao ideal fraterno, do sentimento universal, da paz e da harmonia. O longo caminho percorrido pela humanidade é, por si só, o testemunho histórico de que há uma força determinante no destino dos homens, que lhes tira o sentido de continuidade na busca da ambicionada ascensão para o bem.

Talvez a mudança mais expressiva com que o homem moderno se defronta seja a sua própria mudança – rápida, imprevisível e desorientadora. Independente da violência que nos assusta, a luta pela sobrevivência quebrou a harmonia do organismo humano, de tal forma que o câncer, a depressão, o diabete, as doenças cardíacas têm assumido proporções alarmantes. O fato é que qualquer espécie de mudança, de sobrecarga, nos impõe exigências físicas e mentais. O século XXI está aí exigindo um desafio de toda a humanidade em busca de uma vida melhor, com menos agressividade e mais espiritualidade acompanhando o progresso. No momento, eu diria que as causas mais frequentes de distúrbios do homem são psicológicas. As estatísticas mostram que essa modificação na família, por exemplo, é de uma velocidade espantosa. Nós, atualmente, não só nos separamos daquele convívio familiar que nos era tão caro como modificamos a forma de viver. Vejamos alguns dados: quase a metade de todos os casamentos atuais terminam em separação; o número de casais que moram juntos, sem haver casamento, dobrou nos últimos 10 anos no Brasil. O fato, portanto, é que a vida familiar está mudando, a vida social está mudando também, tudo numa velocidade espantosa. Para o indivíduo sobreviver atualmente, tem de tornar-se mais ágil e capaz do que em qualquer outra época. Os ponteiros do relógio já me marcam os primeiros minutos do entardecer e fico na esperança de que os desafios deste século resultem em benefícios para uma humanidade aflita. Diz-se que a vida passa. Não, nós é que passamos pela vida.

Meu caro leitor, sua vida está nas suas mãos. Vivemos num mundo em que a insatisfação das pessoas consigo mesmas e com outras pessoas é enorme. Cada um de nós nasceu neste planeta abençoado por Deus com um propósito e uma missão a cumprir, com uma finalidade. É incrível como as pessoas esquecem que a vida é uma passagem e que cada minuto que vai passando não volta nunca mais. Portanto, acredito que a felicidade é um objetivo de vida e dessa forma um caminho para uma existência melhor. É bíblico que tudo que você planta você colhe. Felicidade é sentir-se bem consigo mesmo, com a humanidade, com o universo e com Deus.

Relacionadas