loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 19/07/2025 | Ano | Nº 6014
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Opinião

Opinião

PARA O FUTURO

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Estudo realizado por pesquisadores da USP mostrou que municípios brasileiros que implementaram melhorias na educação básica chegaram a ter uma queda de 25% nas taxas de homicídios e óbitos por causas externas, um aumento de 200% nas taxas de empregos entre os jovens, e a ampliação de 15% nas matrículas no Ensino Superior. Para os pesquisadores, isso acontece porque eles estão mais bem preparados para o futuro e conseguiram desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais.

O trabalho criou um novo índice de qualidade no ensino básico nos municípios, chamado Ideb-Enem. Com ele, foi possível correlacionar diferentes indicadores de saúde, segurança, empregabilidade e acesso ao Ensino Superior. O Ideb-Enem combina a proporção entre estudantes de 6 e 7 anos matriculados no início da educação básica que aos 17/18 anos prestaram o Enem e suas notas alcançadas no exame. Com isso, mede quanto cada município contribui para a progressão e o aprendizado dos jovens no seu sistema escolar.

O trabalho dos pesquisadores reforça o que outros estudos também já concluíram: abandono escolar e criminalidade andam juntos. A prevenção à criminalidade deve levar em conta a redução da evasão escolar, um aspecto que costuma ser negligenciado no Brasil quando o assunto é Segurança Pública.

O Brasil tem a 3ª maior taxa de evasão escolar entre os 100 países com os maiores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). A cada quatro alunos que iniciam o Ensino Fundamental no Brasil, um abandona a escola antes da última série. O uso de drogas e o envolvimento em outras atividades ilegais disputam com a frequência às aulas. A escola é grande aliada na luta contra a violência, uma vez que proporciona às crianças e a seus pais instrumentos e habilidades para a negociação de conflitos, além de ter contato mais próximo com estudantes. Para isso, entretanto, precisa de investimentos tanto em estrutura quanto em capacitação e valorização de seus profissionais. O combate à violência não se faz apenas com medidas punitivas, mas com também o desenvolvimento de uma cultura de paz.

Relacionadas