loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 30/07/2026 | Ano | Nº 6277
Maceió, AL
24° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Opinião

Opinião

Com amor e empatia

.

Ouvir
Compartilhar

Os antigos clínicos franceses diziam: “Dans la médecine, comme dans l’amour, ni jamais, ni toujours”. A comparação da medicina com o amor é muito pertinente. Porque a relação médico-paciente é inevitavelmente regida pela emoção. Pela angústia muitas vezes. A doença nasce em silêncio. Seja pela ação de germes ou substâncias nocivas ou por processos endógenos, sutis alterações processam-se nas células que podem evoluir para doenças agressivas: é a enfermidade em marcha. Silenciosamente, imperceptivelmente, implacavelmente.

Nesta semana, uma jovem de 33 anos retratou isso: oriunda da Zona da Mata, casada e sem filhos, realizara o seu maior sonho e adotara um bebê, quando foi diagnosticada com um câncer de mama agressivo. Sofreu com o diagnóstico e a longa batalha a ser travada, mas pediu forças a Deus para superar a enfermidade e poder criar seu bebê, acreditando que teria ainda outras missões a cumprir. Desde então, dedicara-se corajosamente ao seu tratamento e também a estimular e a ajudar outras pacientes em situação semelhante, mas que haviam perdido a coragem, a esperança, e daí, alquebradas e deprimidas, desistiam de realizar seus tratamentos. Ela age, erguendo-as das suas prostrações e proferindo palestras motivadoras.

Uma superação, doação e empatia com os seres humanos, vindas de uma pessoa intensamente desgastada, A medicina vem salvando vidas nessa longa pandemia de Covid-19, que segundo o consultor médico da Casa Branca Dr. Anthony Faucci, virologista consagrado, permanecerá circulando em nosso meio e qualquer queda de imunidade poderá propiciar um novo surto de infecção. A medicina curativa alcança avanços a cada dia, mas prevenir doenças, antes que possam se manifestar, é uma das principais e mais sagradas práticas da medicina. As vacinas são o maior exemplo de bondade, respeito e empatia ao ser humano, e que maravilha seria se as tivéssemos para todas as doenças! Miguel Couto afirmava: “Se toda a medicina não está na bondade, menos vale dela separada”.

Para praticar a medicina com arte e ética, necessitar-se-á sempre de muita empatia, pois ela é um ato de amor ao próximo. Medicina não existe com ódio, amargura e raiva. Aliás, nada de bom prospera sob o domínio do ódio. Temos entre nós um exemplo perene desse amor, dessa dedicação e dessa doação no exercício da medicina. Aos 85 anos, completados nesta semana, o Dr. Milton Hênio, mesmo afastado do consultório por força da pandemia de Covid-19, nunca abandonou os seus pacientes e todos aqueles que o procuram pelo telefone, desde a madrugada, sejam os pais aflitos com filhos febris, acometidos de males diversos, sejam senhores de cabelos brancos que foram seus pacientes quando crianças e o buscam sempre, porque confiam nele. Salve Milton Hênio, nosso maior exemplo do que a medicina e a cidadania podem ter de melhor. Tenha muitos e saudáveis anos de vida!.

Shorts Youtube
Play
Suspeito de matar ex-companheira em cavalgada em Igreja Nova é preso

Suspeito de matar ex-companheira em cavalgada em Igreja Nova é preso

Play
Ex-companheiro é condenado por matar professora em Viçosa

Ex-companheiro é condenado por matar professora em Viçosa

Play
Caso Nayane Gaspar: IML conclui exame e aponta causa da morte

Caso Nayane Gaspar: IML conclui exame e aponta causa da morte

Play
Estudante de 13 anos morre após passar mal em escola de Maceió

Estudante de 13 anos morre após passar mal em escola de Maceió

Play
Ladeira da Moenda é liberada após retirada de poste

Ladeira da Moenda é liberada após retirada de poste

Relacionadas