app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Opinião

Paz de espírito

.

Por MILTON HÊNIO - médico e membro do Conselho Estratégico da Organização Arnon de Mello | Edição do dia 14/05/2022 - Matéria atualizada em 14/05/2022 às 04h00


O grande médico e escritor Alexis Carrel costumava dizer: “Aqueles que conservam a sua paz interior em meio ao tumulto da vida moderna, estão imunizados contra as doenças”. Vemos que isso é uma grande verdade. Nosso sistema imunológico só funciona bem quando você está feliz. Daí a nossa preocupação com os dados estatísticos da saúde do brasileiro que mostram a impressionante soma de 30 milhões de depressivos nos dias atuais. Uma pessoa está feliz quando seu mundo interior está sereno, povoado de imagens, e ideias felizes. A própria beleza exterior só tem significado quando existe uma mente saudável, um sorriso nos lábios, gestos de alegria. A angústia e o desânimo, as preocupações constantes e a insônia permanente significam estresse e o surgimento de um imenso desconforto para o organismo, com doenças como o infarto, embolia, etc.. Os hábitos na vida considerados saudáveis e que deverão ser sempre adotados como norma, consiste em uma alimentação balanceada e adequada, e prática de atividade física como a caminhada para os idosos, convivência social estimulante e medidas que diminuem o estresse com uma boa leitura, uma boa música. Portanto, vivemos simultaneamente em dois mundos: o exterior representado pelas pessoas e pelo ambiente que nos rodeia e o interior, onde residem nossos sentimentos e pensamentos. A paz existe onde existe reconciliação, justiça, verdade e misericórdia. Vivemos num planeta permeado por conflitos. A sociedade atual é adrenalisada, embasada no medo, na violência, em que há a projeção de um deus mesquinho que é o dinheiro, levando o homem moderno muitas vezes ao desespero e a perda de sua paz interior. Portanto, para o nosso organismo funcionar bem, é absolutamente necessário que tenhamos paz interior. A vida é um desafio. Devemos estudar a dimensão desse desafio que nos é oferecido todos os dias procurando viver com alegria e seus sentimentos de paz num mundo conturbado por todos os lados. A vida moderna se complica demais, de modo que falta tempo para o homem pensar, para reflexões. Nosso destino é caminhar, é ir para frente com tranquilidade e paciência, olhando para o céu com coragem e entusiasmo, enfrentando os obstáculos de cabeça erguida e com fé em Deus. O melhor da vida é o que se continua na lembrança.

A humanidade encontra-se aflita nos tempos modernos por tanto ódio, tanta violência e tanto desamor entre os seres humanos e diversas nações. A vida moderna tem se tornado um desafio. Viver o momento presente com otimismo, procurando alegrar o cérebro com instantes agradáveis, como escutar uma boa música, uma agradável caminhada e pedir a Deus pelo futuro. Imunize-se, meu caro leitor, com pensamentos positivos sempre. Nos dias atuais temos que ter força para sobreviver e coragem para viver. Muito se fala que a paz interior pode nos ajudar a descobrir quem somos de verdade e a ficar contentes em nossas circunstâncias. Não importa o que estamos passando, a paz nos dar esperança de dias melhores.

Mais matérias
desta edição