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Dados divulgados ontem pela Polícia Rodoviária Federal mostram que o número de acidentes e de mortes em rodovias federais cresceu em 2021, na comparação com 2020, interrompendo uma série de quedas consecutivas observadas desde 2011. O número de acidentes subiu de 63.548, em 2020, para 64.441, neste ano. Em 2011, quando teve início a sequência consecutiva de quedas, o total de registros de acidentes ficou em 192.322.

Os acidentes registrados em 2021 resultaram em 5.381 mortes, ante as 5.291 registradas no ano anterior. Houve aumento no número de feridos, que passou de 71.480 para 71.690; e de feridos graves, que passou de 17.104 para 17.601, no ano passado.

Ao todo, 5,24 milhões de infrações foram aplicadas em 2021 nas estradas federais. No ano anterior, este número estava em 5,18 milhões. O tipo de infração mais cometida em 2021 foi transitar em velocidade superior à permitida.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) situam o Brasil como o quarto país com o maior número de mortes em acidentes de trânsito por ano. Na maioria dos casos, os acidentes ocorrem por falha humana – seja por imperícia, imprudência ou negligência. A primeira maior causa é o excesso de velocidade; a segunda é a combinação entre álcool e direção.

Na última década, tem chamado a atenção o aumento do número de acidentes envolvendo motocicletas. No Nordeste, essas ocorrências chegam a representar mais da metade dos casos, já que a moto é a primeira opção de transporte para muitas pessoas no Brasil, por ser vista como rápida, eficiente e barata.

Além da perda de vidas, há a questão econômica. Estima-se que as ocorrências representem um prejuízo de R$ 11 bilhões aos cofres públicos, além de outros R$ 7,7 bilhões de gastos com o tratamento dos feridos.

Uma política eficaz de redução de acidentes deve incluir estradas bem conservadas e sinalizadas, leis eficazes, fiscalização rigorosa e melhor preparação dos condutores, além da educação para o trânsito desde as séries iniciais nas escolas. Sem essa combinação, o País continuará enxugando gelo nesse aspecto.

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