loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 03/07/2025 | Ano | Nº 6002
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Opinião

Opinião

O ônus do ensino remoto na Pandemia

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Há algum tempo, vem se tornando mais evidente que a educação, além doutras áreas que sofreram com a Pandemia, vem amargando alto prejuízo, devido à forma com que as medidas foram adotadas no Brasil.

Embora seja inegável que tenhamos vivido tempos diferentes nos últimos anos, os quais exigiram a adoção de cuidados incomuns para com a saúde, observa-se, depois de tudo, que muitas restrições foram impostas, sem o indispensável estudo dos impactos, e sem a razoabilidade e a proporcionalidade compatíveis com as medidas.

A maior parte dos decretos governamentais se limitaram a determinar o fechamento das escolas, sem a adoção de formas compensatórias para o aprendizado. Com isso, adveio não só prejuízo ao processo de ensino-aprendizagem em si, como à própria questão da saúde mental e emocional do corpo discente e docente. Passados mais de dois anos, desde que o Vírus da Covid chegou ao País, embora estejamos em um cenário mais controlável, os casos de doenças neuroemocionais aumentaram drasticamente. A conclusão a que, inevitavelmente, se chega, é a de que o prejuízo é quase irreparável.

Professores e estudantes, cuja relação tinha como principal característica a proximidade ambiental, tiveram que se inserir em outra indesejável realidade. Com essa inserção contra suas vontades no novo mundo, as relações humanas, como um todo, sofreram perdas. Nas escolas, em que o contato era diário, o distanciamento, abruptamente imposto com algumas questionáveis medidas, subtraiu dos convincentes, aquele tato natural e próprio do prazeroso ambiente escolar. Além disso, o ensino virtual, que não era adotado no ensino obrigatório, não conseguiu atingir o mínimo de rendimento escolar desejável.

Esse prejuízo deve-se não só ao despreparo material e humano que foi constatado durante o ensino remoto, como ao processo de aprendizagem em si, bem diferente do normal. Assim, é necessário que algumas questões sejam postas, urgentemente, na ordem do dia, como a recuperação desse tempo perdido e das competências que se tornaram raquíticas, com essa perda.

Relacionadas