A amizade e a vida
.
Por MILTON HÊNIO. médico e membro do Conselho Estratégico da Organização Arnon de Mello | Edição do dia 23/07/2022 - Matéria atualizada em 23/07/2022 às 04h00
No último dia 20 de julho, comemoramos com alegria o Dia da Amizade. O tempo corre. E nessa corrida do tempo o que nos deixa felizes é a certeza que temos amigos verdadeiros, o que é um bálsamo em nossas vidas. Ao completar 59 anos de formado, sinto como é bela a vida com amigos grandiosos ao nosso lado, entre familiares, colegas e clientes maravilhosos. E, nesses anos dedicados ao exercício da Medicina, eu sempre contei com um amigo notável ao meu lado chamado Jesus.
Como é bom um amigo sincero! Como nos faz bem um amigo verdadeiro, um “amigo certo nas horas incertas”. Estamos em pleno século XXI. Cada vez mais necessitamos de entrosamento verdadeiro entre os homens e isso depende muito da eficiência da comunicação da palavra. Como diz o escritor Whitaker Penteado “O esforço põe uma comunicação humana mais efetiva para representar a finalidade de se construir um mundo melhor”. Goeth tinha razão quando dizia: “só os atos provam a força da amizade”. Penso, também, assim, e daí o meu regozijo de inúmeras amizades grandiosas que me proporcionam verdadeiro bem-estar. Vocês já pensaram se houvesse uma amizade fraterna entre judeus e palestinos? Quantas mortes seriam evitadas, quanto ódio iria desaparecer! Vocês já pensaram no volume imenso de crianças que seriam felizes se os pais não se agredissem na frente delas quando estão embriagados e enraivecidos? Entretanto o mundo está cada vez mais complicado. Já se tornou quase impossível impor ao homem moderno o princípio da paz, da amizade, do bem querer. É difícil compreender o mundo nos momentos de indiferença e duvida, porque o homem se afasta de si próprio buscando no materialismo de uma época artificial, a satisfação para o seu mundo interior. Os amigos verdadeiros são para sempre, porque estão sempre por perto, mesmo que morem longe. Estão sempre com as mãos estendidas querendo ajudar, pensam no perdão, no acordo, na solidariedade, na doação. Amigos verdadeiros são para sempre porque não importa a distância, no coração estão sempre por perto; o amigo verdadeiro oferece sempre o seu apoio nos momentos de angustia, choram de alegria conosco nos momentos de felicidade, e sentem a mesma dor que sentimos quando se abate sobre nós a tristeza. Amigos verdadeiros são para sempre porque sua presença, nos oferece solidariedade, amor, paciência, dedicação. “Quem tem um amigo tem um tesouro” diz a Bíblia. É verdade. Através da minha profissão consegui um bocado deles, por isso sinto-me imensamente feliz. Diz a música: “Amigo é para si guardar dentro do coração”. Realmente não há outro local. O verdadeiro amigo é aquele que aparece quando o resto do mundo desaparece. A vida é uma passagem. Não vale a pena sofrer por coisas insignificantes. O melhor é trabalhar e viver com alegria, se possível, entre bons amigos. Agradeço ao amigo Rostand Lanverly, presidente da Academia Alagoana de Letras, a demonstração de uma grande amizade, publicada em seu artigo.