Opinião
RETOMADA
.

Dados do IBGE divulgados ontem mostram que a taxa de desocupação caiu para 9,1% no trimestre encerrado em julho, o que representa uma queda de 1,4 ponto percentual na comparação com o trimestre terminado em abril. O índice se igualou com o menor da série desde dezembro de 2015. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.
Também segundo o IBGE, o contingente de pessoas ocupadas chegou a 98,7 milhões, um recorde na série histórica, iniciada em 2012. Porém, o nível de ocupação, que indica o percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar, aumentou 1,1 ponto percentual, para 57%, na comparação trimestral. Em relação ao trimestre encerrado em julho de 2021, o crescimento foi de 4,1 pontos percentuais.
Um dado a destacar é que nenhum grupo de atividade econômica apresentou perda de ocupação. Ou seja, todos os setores adicionaram pessoas ao mercado de trabalho.
Além disso, depois de dois anos estagnado ou em queda, o rendimento real habitual voltou a crescer e chegou a R$ 2.693 no trimestre encerrado em julho. O aumento foi de 2,9% em relação ao trimestre anterior. A última vez que houve crescimento significativo foi há exatos 2 anos, no trimestre encerrado em julho de 2020.
Para os especialistas, é possível observar a manutenção da tendência de crescimento da ocupação e uma queda importante na taxa de desocupação. Segundo o IBGE, a taxa de desocupação apresentou queda em 22 unidades da federação no 2º trimestre de 2022, frente ao tri anterior, refletindo a redução, disseminada nos estados, do índice nacional de 11,1% para 9,3% no período.
Os números mostram claramente que o País está em franca recuperação. A taxa de desemprego brasileira voltou a ficar em apenas um dígito depois de ter chegado perto de 15% com as medidas de restrição contra a Covid-19. O mercado de trabalho vem se recuperando, apesar do grande índice de informalidade.
Ainda vai levar um tempo até voltarmos aos níveis pré-pandemia e retomarmos o ritmo de crescimento esperado, mas se pode afirmar que a rota está traçada.