loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
segunda-feira, 27/07/2026 | Ano | Nº 6275
Maceió, AL
23° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Opinião

Opinião

Saiba mais sobre o câncer de cólon, doença que causou a morte de Pelé

.

Ouvir
Compartilhar

Recentemente, os noticiários anunciaram duas perdas do futebol brasileiro: o rei Pelé e o Roberto Dinamite falecerem em decorrência de um câncer de cólon. O ator Chadwick Boseman, estrela de Pantera Negra, também foi uma das vítimas dessa doença. Nome não muito comum aos brasileiros, o cólon e o reto fazem parte do aparelho digestivo.

O cólon corresponde à maior parte do intestino grosso, formado por tecido em forma de tubo com aproximadamente 1,5 m de comprimento em média. A região é responsável por absorver água e sal da matéria alimentar remanescente que passa pelo intestino delgado e formar o bolo fecal. Nesse processo alimentar, o cólon possui denominações diferentes conforme sua localização (anatomia), dividido em cólon ascendente, transverso, descendente e sigmoide. Inclusive o câncer incide diferentemente em cada parte. Depois de apresentar, brevemente, essa parte do intestino, cabe agora falar sobre a doença. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), o câncer de cólon é muito incidente no Brasil, com uma média de 41 mil casos todos os anos. Estima-se que grande parte dos cânceres que atingem a região e o reto se iniciam a partir de pequenas lesões nas mucosas que recobrem o interior do órgão, que são os chamados pólipos. Aliás, é bom servir de alerta que esse tipo de câncer está mais ligado ao estilo de vida. Apenas 20% estão ligados às heranças genéticas, os demais fatores externos envolvem má alimentação, obesidade, inclusive o consumo de carne vermelha pode aumentar o risco, fumo, uso de bebidas alcoólicas e sedentarismo são importantes fatores.

Os sintomas se assemelham muito aos de outras doenças e muitas vezes aparecem quando o tumor já está com tamanho avançado. Procure seu médico quando observar sintomas como sangramento nas fezes, constipação, perda de peso, anemia e alteração do hábito intestinal. E é por isso que ressalto a importância dos exames de rastreamento.

Os pólipos em si são benignos, mas podem ser precursores do câncer. Quando o paciente tem essas lesões removidas durante uma colonoscopia, elas são habitualmente enviadas para biópsia. Se descoberto inicialmente, e levando em consideração que o câncer de cólon tem desenvolvimento lento, são ainda maiores as chances de cura, que chegam a 90%. A colonoscopia de rastreio deve ser iniciada aos 45 anos e 40 para pacientes com história familiar de parentes de primeiro grau que tenham tido este tumor. O objetivo do exame é identificar lesões precursoras do câncer colorretal, devendo ser realizada a cada 10 anos, mesmo que os exames estejam normais. Ainda tem o exame de sangue oculto, que avalia a presença de pequenas quantidades de sangue nas fezes, que podem não ser visíveis a olho nu. Esse é um exame mais barato, mas que não serve para diagnóstico, ainda é preciso realizar o colonoscopia para confirmação. O que se observa é que os carcinomas que incidem no cólon direito, na região ascendente, são mais agressivos, e os tumores do lado esquerdo, os sigmoides, são os mais comuns. O tratamento indicado depende da situação do paciente, mas envolve cirurgia e, em alguns casos, quimioterapia e radioterapia. Existem hoje três maneiras de realizar a cirurgia de retirada do câncer: a convencional, aquela que abrimos o abdome do paciente com corte; a cirurgia também pode ser feita por videolaparoscopia, que é feita por um acesso e é menos invasiva; e por robótica que tira um segmento do intestino onde está acometido pela doença. Todos os procedimentos têm como princípio oncológico fazer a ligadura dos vasos nas origens, para tirar o máximo possível de linfonodos. Já na reconstrução é feita uma anastomose, que é, depois de retirado o tumor, é feito o ligamento de uma parte do intestino ao outro. Enfim, parecem termos complexos, mas é importante se informar e, acima de tudo, ter uma vida mais saudável, alimentar-se melhor, fazer exercícios, cuidar de si. É o que eu sempre falo para os meus pacientes, o nosso corpo é tudo aquilo que você construiu ao longo da vida, dependendo da estrutura que você criou, a saúde vem e cobra. Procure um cirurgião oncológico!

Shorts Youtube
Play
Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela

Joalheiria é alvo de assalto em plena luz do dia em Teotônio Vilela

Play
Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Prefeitura remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Play
Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca

Operação prende suspeito de tráfico de drogas em Arapiraca

Play
Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado

Polícia inicia 6ª fase da Operação Cerco Fechado

Play
Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Ação da Semsc remove embarcações e objetos abandonados na orla da Pajuçara

Relacionadas