Opinião
Qual será a sua desculpa para não bater a meta de vendas de 2023?
.

Se você é empresário e eu te perguntar qual a principal dor da sua empresa hoje, qual seria sua resposta?! Arrisco dizer que seria: “preciso vender mais”. A probabilidade de estar certo é de mais de 60%. E sabe o porquê? Porque mais de 60% das empresas brasileiras não bateram as metas de vendas de 2022, segundo pesquisa da empresa RD Station. Mas afinal, você precisa vender mais? Ou precisa vender melhor? Ou os dois?
Sem medo de errar, digo que você precisa dos dois. Veja: não entenda vender mais atrelado à necessidade de trazer mais clientes a sua loja ou mesmo gerar mais contatos por meio dos seus anúncios na Internet. Até porque esse esforço adicional requisitará via de regra mais investimentos. E essa conta não fecharia. Quando digo vender mais, significa vender mais ao mesmo volume de potenciais clientes que normalmente já chega a sua empresa. Perceba que você não vende mais não porque você não investe mais, mas porque está perdendo oportunidades no seu dia a dia para gerar mais receita e, consequentemente, resultados. E isso se deve a um fator simples: falta planejamento para sua empresa e sua equipe de venda. As metas não são claras e nem adequadas à realidade, falta capacitação aos times - muitos ainda cometem erros primários no atendimento online, por exemplo -, faltam indicadores e controle e, por fim, há carência na liderança que sabe estimular seu time rumo à meta. Se tudo isso fosse feito, sua empresa já venderia mais. Sendo assim, para potencializar seu resultado, busque vender melhor. Mas o que isso significa?
Na prática você faturar mais sobre o mesmo cliente. E isso está diretamente ligado ao relacionamento que você e seu time de vendas estabelecem com seu cliente. Pare de enxergar no seu potencial cliente apenas cifrões. Busque estabelecer uma conexão emocional sincera, real, de troca e ajuda. Isso inspira a confiança e você não fica refém do desconto para chegar ao SIM do cliente, que neste caso nem poderia ser chamado de cliente, mas apenas de comprador.
E, então, qual será a sua desculpa para não bater a meta de 2023?