Opinião
O que a cidade de Itá (SC) pode ensinar aos homens de negócio
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Um investidor busca, prioritariamente, retorno dos seus investimentos no menor espaço de tempo possível sempre tendo autonomia e velocidade nas decisões tomadas para os seus negócios. Foi com essa ideia que o eSuites Itá Resort, a uma hora de Chapecó (SC), foi concebido há alguns anos. No entanto, seu conselho gestor logo percebeu que precisaria de ajuda para que o seu negócio hoteleiro desse certo. E foi assim que contrataram uma administradora hoteleira.
A ideia era boa, o projeto ainda mais atraente, mas o dia a dia evidenciou que um investidor precisa de algo mais e isso está diretamente ligado à autonomia. Eles sabiam onde queriam chegar com os seus negócios e, assim, terceirizar a responsabilidade foi o primeiro passo para se afastar do objetivo que traçaram. E por isso um empreendimento de 129 apartamentos pode servir de exemplo para tantos outros homens de negócio, como você. Estar à frente das decisões – rápidas – é um fator preponderante para o sucesso nos dias de hoje. E aí que ao invés de terceirizar a responsabilidade, a melhor solução vem sendo cada vez mais contratar o asset management, que para um empreendimento hoteleiro se torna uma ferramenta de alto valor agregado se aliado a outra cada vez mais popular no setor: revenue management. Enquanto a primeira busca rentabilizar ativo implementando governança no empreendimento, a segunda otimiza as fontes de receita para potencializar o resultado. Foi assim que decidimos substituir a administração terceirizada, com a ajuda de uma empresa especializada – a XR Advisor – por uma administração própria direcionada por estratégia de potencialização do ativo, ou seja, o hotel deixou de ser encarado apenas como meio de hospedagem e passou a ser um ativo que precisa gerar rentabilidade aos investidores. A XR apoiou da negociação para rescisão de contrato com a então administradora até a constituição da operadora própria dos investidores, estruturando todos os processos necessários para tal. É assim que uma estratégia inteligente de asset management é empregada. Os resultados? Em poucos meses, a taxa média de ocupação cresceu, os resultados apareceram, e novos investimentos estão por vir. Mas se você não é da hotelaria, essa mensagem serve para você? A resposta é sim. Porque essa vem sendo a dor de muitos investidores com visão, mas sem conhecimento técnico do setor onde investem. Sempre vamos precisar dos técnicos para dar o suporte que qualquer negócio requisita, porém, a visão do negócio não pode – e não deve – sair das mãos de seus investidores e de quem tem como objetivo rentabilizar um investimento. Essa é a fórmula mágica do mundo conectado e ágil. Com boa aplicação dos recursos de pessoas, processos e tecnologias é praticamente impossível um negócio não ter sucesso, seja do ramo alimentar, da construção civil, de saúde ou de qualquer outro. Afinal, é assim que cada vez mais a economia se movimenta, com o conceito “global”, combinado às boas práticas internacionais, sem esquecer do toque local que promove a proximidade com seu cliente. A maior parte dos hóspedes do empreendimento vêm de raio de 400 quilômetros em busca do aconchego que a cultura regional reconhece. Para um dos investidores, Crenilson Correa, “hoje, conseguimos ter segurança nas operações e maior agilidade nas ações necessárias para fazer nosso negócio performar”. A isso o asset e o revenue se associam para potencializar o que há de melhor nas duas esferas, sem esquecer que todo negócio visa ao resultado, que é igual a rentabilidade.