Opinião
Retrocesso .
.

Levantamento feito pelo Observatório da Atenção Primária à Saúde concluiu que, em 2021, o Brasil atingiu a menor cobertura em um período de 20 anos. A média nacional ficou em 52,1%. O dado é preocupante, pois o País sempre foi referência mundial em cobertura vacinal graças ao Programa Nacional de Imunização (PNI).
De acordo com o observatório, de 2001 a 2015, a média nacional de cobertura vacinal se manteve sempre acima dos 70%, mas, em 2016, diminuiu para 59,9% e vem caindo desde 2019, atingindo os 52,1% em 2021.
Brasileiros têm acesso gratuito a todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Essas vacinas são direcionadas a crianças, adolescentes, adultos e idosos. Ao todo, são mais de vinte vacinas com recomendações e orientações específicas para cada público - crianças, adolescentes, adultos, gestantes, idosos e indígenas
Especialistas dizem que não existe uma única causa para a baixa cobertura vacinal. Uma delas é a perda de confiança na vacinação. A polarização política intensificada nos últimos anos e aumento da desinformação, fenômeno que ocorre não apenas no Brasil, estão levando mais pessoas a não se vacinarem ou levarem os filhos aos postos de vacinação.
Infectologistas alertam que a falta da vacinação não representa um risco apenas para a saúde e para a vida das crianças. Os impactos sociais são muito mais amplos, afetando a capacidade de aprendizado e a renda das famílias.
Por isso, é necessário haver uma diretriz clara e uma coordenação nacional sobre a imunização, destacando a importância dos diferentes tipos de vacinas, a importância do engajamento e o direcionamento técnico no âmbito do estado e dos municípios.
Deve-se não apenas facilitar o acesso às vacinas, mas também intensificar as campanhas de conscientização sobre seus benefícios, combatendo a desinformação e as fake news. É necessário retomar aquela visão e todo aquele envolvimento dos brasileiros em torno do tema da vacinação, que fez do Brasil um caso de sucesso em todo o mundo.