loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 30/07/2025 | Ano | Nº 6021
Maceió, AL
28° Tempo
Home > Opinião

Opinião

COMPORTAMENTO DE RISCO .

.

Ouvir
Compartilhar

Com base em pesquisas observacionais realizada nos Estados Unidos, na França e no Brasil, a Sociedade Brasileira de Pediatria alerta para os riscos à vida, à integridade física e psicológica a crianças e adolescentes causados pelos chamados desafios via internet. São práticas que estimulam comportamentos de risco e autoagressivos, muitas vezes sob a falsa impressão de atitude inofensiva ou até mesmo de brincadeira.

A febre dos desafios tem deixado os pais cada vez mais preocupados. Ainda mais porque crianças e adolescentes são mais suscetíveis a copiarem o que assistem na internet. Para os psicólogos, os desafios estimulam esse público jovem porque eles possuem a necessidade de se sentirem pertencentes a um determinado grupo. Ao mesmo tempo, despertam a sensação de serem desafiados e superarem o desafio. Esse consumo pode repercutir de forma muito negativa em diversas ocasiões. Segundo um levantamento do Comitê Gestor da Internet no Brasil, 93% das crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos do País são usuárias de internet, o que corresponde a mais de 22 milhões de pessoas e segundo o estudo, o celular é o dispositivo mais utilizado por eles.

Portanto, são um alvo fácil. Para os pediatras, como a maioria desses desafios convida à agressão física ou psíquica, eles devem ser considerados violência e crime. Entre as recomendações da SBP para evitar fatalidades entre crianças e adolescentes está a atualização da comunidade médica, especialmente dos pediatras, para que possam orientar, durante as consultas, sobre prevenção dos riscos e segurança online. É preciso também que supervisionem as atividades dos filhos redes digitais, com regras claras na convivência diária sobre segurança, privacidade, bloqueio de mensagens inapropriadas, violentas ou discriminatórias, que possam causar danos físicos ou mentais, e com a orientação para a não prática de desafios. É fundamental também a conscientização sobre riscos online para os educadores escolares, psicólogos e profissionais da área de saúde mental que trabalham com crianças e adolescentes em diferentes comunidades e circunstâncias.

Relacionadas