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SÃO TOMÁS DE AQUINO E A ROTA ECOLÓGICA DOS MILAGRES

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Tomás de Aquino, aprofundando-se sobre um diálogo entre a Teologia e a Economia, apresentou ao mundo compreensões valiosas para a interpretação da felicidade, sendo a sua busca o ponto de partida do desejo humano e a razão de nossa própria existência.

Para o siciliano, felicidade é uma questão de perfeição e não de amplo acúmulo, segundo quem nossa vida econômica deve ser regrada pela prudência, a qual nos encaminha rumo à riqueza natural e menos artificial, distinguindo o necessário do supérfluo. Muito embora as cristalinas águas dos mares da Sicília sejam o bastante para influenciar a teoria tomista, seguramente Aquino não faria distinção entre a infinitude dos desejos humanos e a limitação escassa dos bens desejáveis caso houvesse se debruçado sobre a Rota Ecológica dos Milagres no litoral alagoano. O principal representante da Escolástica por certo se contentaria com a paisagem e as belezas de Milagres, pondo fim a racional escolha humana alicerçada na futilidade de restringir a felicidade aos bens materiais, cujo valor nem sempre acompanha o “justo preço”. Muito provavelmente, a Rota dos Milagres confronta, sem incisivos exageros, São Tomás de Aquino ou, talvez - por inclemente antagonismo -, abona a sua teoria, consolidando categórica convergência para a busca da bem-aventurança a ser sempre experimentada. O regozijo que ecoa do barulho das ondas, o entusiasmo misterioso por detrás dos coqueirais, o turquesa (jovial e alegre) das águas do mar de Milagres (...), tudo se comporta no conceito do “lucro decente”, aprazando a noção holística de felicidade, em que constrói uma memória mais abrangente da natureza humana. Se se busca uma escolha racional, em que o desejo pela nossa própria perfeição sequer andarilha por qualquer investigação quanto ao custo, e a felicidade, o bem perfeito por si mesmo suficiente, é o único caminho, há uma trilha com endereço específico: a Rota Ecológica dos Milagres.

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