loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
segunda-feira, 28/07/2025 | Ano | Nº 6019
Maceió, AL
22° Tempo
Home > Opinião

Opinião

Avós e netos – grandiosa amizade .

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

No último dia 26 de julho foi comemorado o Dia dos Avós. É que os avós fazem parte intensamente da vida dos netos. E como fazem! Tiro por mim. Eu e minha querida esposa Myrza somos apaixonados pelos nossos 10 netos e 8 bisnetos – que encantam o viver de nossas vidas.

A relação entre avós e netos representa, talvez um dos pontos de maior felicidade na vida de toda criança. E a afeição que une esse grupo é tão grande que não há necessidade de compêndios de psicologia, nem tratados explicando “como conviver com os netos”. A coisa funciona de um modo muito simples, muito natural, sem complicações nem preocupações. Não há traumas na convivência de ambos. Apenas, de quando em vez, surge alguma mamãe ciumenta achando que a sogra ou a própria mãe estão tentando conseguir “privilégios” perante às crianças. Quando a criança mora com os pais e avós na mesma casa, as vezes a coisa fica complicada. É natural. Os avós se interpõem com o maior carinho na educação da criança recobrindo-a de mimos, de cuidados, não deixando que os pais a censurem e causando certos conflitos familiares. Portanto, um lembrete às mães: deixem seus filhos amar à vontade os avós. Esse amor não é competitivo com o seu, fiquem certas disso. Na vida a criança imita os pais e não os avós. O velho e o novo parecem fluir juntos, sem conflitos. Toda criança gosta da companhia dos avós. Companhia lembra companheiro, aquele que vai ao nosso lado pelos caminhos da vida. Como é magnífico para a criança essa idéia de amizade! Como é importante para uma criança ser cativada! A alegria dessa amizade deve, portanto, ser conservada e estimulada.

As pesquisas mostram que os avós aposentados, em sua maioria, mantêm atualmente os filhos e netos em sua casa apesar da magra aposentadoria que recebem. Portanto, de todas as formas os avós têm participação intensa na vida dos netos e, com certeza, o fazem com a maior satisfação. O avô ou a dedicada avó são essas figuras maravilhosas, verdadeiros anjos da guarda dos netos e que na concepção da criança são os substitutos do papai e da mamãe. Assim, aconselho aos avós que promovam passeios com seus netos, brinquem bastante com eles nas horas de folga e, tenham certeza que eles carregarão para sempre essas imagens pelo resto da vida.

Foi o que aconteceu comigo e o meu avô quando passeávamos de bonde pelo Farol e aqueles momentos ficaram inesquecíveis em minha memória. Durante esses 60 anos em que estive no exercício da medicina, admirei cada vez mais o papel espetacular que os avós desempenham na vida dos netos; É uma mistura de carinho, dedicação, desprendimento e doação.

Só o tempo dirá aos netos de hoje, quando adultos, o valor desses momentos vividos com essas grandes figuras que se chamam vovó e vovô. A vida é a arte do encontro e quando esses encontros são marcados pela afetividade como os existentes entre avós e netos, eles marcam nossas vidas para sempre.

Parabenizo as minhas queridas filhas Andréa e Roberta pelas dedicadíssimas avós que são e a imensa saudade dos avôs que partiram precocemente.

Vou caminhar continuando pelas estradas da vida e ao lado dos meus queridíssimos netos e bisnetos quero fazer dessa caminhada uma canção de otimismo.

Relacionadas