Opinião
.................Gestão da água...............
.

O governador Paulo Dantas assinou esta semana, em Brasília, um Pacto pela Governança da Água. O objetivo é equalizar e harmonizar diretrizes, estratégias e ações de gestão de recursos hídricos, de saneamento e nos serviços hídricos e segurança de barragens. Com isso, Alagoas se junta a um grupo que já conta com outros 12 estados.
O Pacto é uma ação da Agência Nacional de Águas (ANA) com o objetivo de promover a governança da água para garantir a oferta do recurso em quantidade e qualidade para os brasileiros no presente e no futuro. Nesse sentido, a iniciativa da Agência também visa a fortalecer institucional e operacionalmente a gestão de recursos hídricos em âmbito estadual, assim como melhorar a articulação da União com os estados.
Um dos principais objetivos do pacto é aprimorar a integração da gestão de recursos hídricos em bacias hidrográficas de atuação compartilhada entre União e Estado, por meio do fortalecimento da regulação, da governança, dos instrumentos de gestão, do conhecimento, da adaptação à mudança climática e da conservação e uso racional da água.
A gestão sustentável dos recursos hídricos é um dos grandes desafios dos tempos atuais. Segundo relatório da ONU, até 2030, a menos que a gestão seja melhorada, o planeta enfrentará um deficit de água de 40%.
A rápida urbanização e o aumento da população ameaçam o acesso à água. As mudanças climáticas aumentam a pressão, pois a maior variação nas chuvas e a elevação das temperaturas causam mais evaporação e transpiração pela vegetação. No entanto, problemas de gestão e planejamento dos recursos hídricos ocasionam desperdício de água tratada e uso ineficiente das verbas públicas.
Há consenso de que água e saneamento são essenciais para atingir os objetivos do Desenvolvimento Sustentável, pois estão indissoluvelmente ligados a questões como mudança climática, agricultura, segurança alimentar, saúde, energia, equidade, questões de gênero e educação. Por isso, garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos deve ser prioridade do poder público.