Opinião
NEGÓCIOS DE IMPACTO .
.

Decreto do presidente Lula instituiu a Estratégia Nacional de Economia de Impacto e o Comitê de Economia de Impacto (Enimpacto). A meta é promover um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico por meio de soluções para problemas sociais e ambientais.
Dados o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) mostram que, em todo o mundo, são estimados investimentos de impacto social acima de US$ 1,1 trilhão. Com a pressão de investidores e políticas públicas voltadas para a economia de impacto, o governo projeta crescimento dessas atividades no Brasil.
A Enimpacto prevê metas como a ampliação de investimentos e negócios que gerem resultados financeiros positivos de forma sustentável, além da geração de dados e aumento da cultura de avaliação de impacto socioambiental nas instituições, empresas e negócios. Para alcançar essas metas, o decreto prevê a criação do Comitê de Economia de Impacto, que passa a ser o órgão consultivo para propor, monitorar, avaliar e articular a implementação da estratégia.
Economia de impacto é uma modalidade econômica caracterizada por equilíbrio entre a busca de resultados financeiros e a promoção de soluções para problemas sociais e ambientais. Uma característica essencial que diferencia os negócios de impacto é a intencionalidade, ou seja, o negócio precisa ter a intenção e o objetivo claro de gerar impacto socioambiental positivo.
Nos últimos anos, as empresas estão mais interessadas em ter esses negócios de impacto na sua cadeia, porque eles agregam valores que vão além do produto ou o serviço. As grandes empresas passaram a perceber a necessidade de agregar sustentabilidade às suas operações - e viram que incorporar negócios de impacto na sua operação - ou na sua cadeira de suprimentos - era um ótimo caminho para isso
O fato é que os negócios de impacto provocam a melhoria as condições de vida das famílias mais vulneráveis. Visam investir na profissionalização para gerar renda, ampliam as oportunidades para o acesso à cultura e promovem o acesso e a melhoria da educação, por isso devem ser estimulados.