Opinião
Vamos procurar envelhecer com alegria .
.

Para a Organização Mundial de Saúde, os países em desenvolvimento como o Brasil, idoso é a pessoa que atingiu os 60 anos de idade. A geriatria é a parte da medicina que estuda e assiste as pessoas idosas. Quando envelhecemos com saúde, chamamos essa fase da vida Senescência.
Meu caro companheiro idoso, procure aproveitar com alegria no coração cada dia de sua vida. A vida é um eterno dar e receber, plantar e colher. Semeie ternura e otimismo e o Universo trará para vocês colheita de muito carinho e afeto. Cuidado com a sua pressão arterial. Aproximadamente metade dos idosos têm pressão alta e muitos acreditam erroneamente que é normal o idoso ter pressão alta por causa dos caminhos da vida. Portanto, saiba controlar sua pressão arterial para um viver saudável. Outro ponto que gostaria de citar é que uma boa parte dos idosos com 70 ou 80 anos têm Osteoporose, uma doença que deixa ossos frágeis. Existe exames que dão a certeza deste diagnóstico.
Sinta-se jovem! A verdadeira idade é a que você sente que tem. A verdadeira saúde do ser humano é o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Alimente-se com refeições leves e saudáveis. O que acontece quando você se estressa? Quando o indivíduo tem uma grande contrariedade, uma profunda emoção, uma notícia desagradável, há um aumento da pressão arterial, do colesterol, dentre outras coisas. A vida é uma passagem e não vale a pena sofrer por coisas insignificantes.
Exercite-se regularmente e com prazer. Meu caro idoso, seu corpo precisa de movimento. Movimento é vida, vida é movimento. Faça exercícios físicos de 30 minutos pelo menos de 3 a 5 dias por semana.
A vida moderna se complica demais, de modo que falta tempo para o homem pensar, para reflexões. Nosso destino é caminhar, é ir em frente mesmo com o peso dos anos. É uma necessidade de vida segura, caminhar sempre, olhando para o céu com coragem e entusiasmo, enfrentado os obstáculos de cabeça erguida, com fé em Deus. A vida vai passando e nós, setentões e oitentões, devemos ser apaixonados por ela como foi o próprio Cristo. O melhor da vida é o que se continua na lembrança. Depois dos 60 anos todo ser humano se torna mais sensível, mais emotivo e todo aquele que fez um bom plantio em sua caminhada terrena terá, com certeza, uma boa colheita no entardecer da vida. A medicina e a higiene mostram como cada pessoa deve trabalhar para dar mais anos à vida. Sejam quais forem as alternativas da vida contemple cada dia, meu caro amigo, com o olhar da esperança e tente encontrar um sonho de vida ideal.
Meu caro, idoso, acorde para a vida, encontre-se consigo mesmo e descubra quão rico de potencialidades você é, e quão longe você pode caminhar. Acredite em você! O Universo é o limite. Dê a você a oportunidade de “acordar” todos os dias e compartilhar com os outros o que Deus nos dá de melhor: o direito de ser e fazer os outros felizes.