Construtores de Alagoas (VIII) .
.
Por Laurentino Veiga – ex-professor de Economia do Cesmac | Edição do dia 12/09/2023 - Matéria atualizada em 12/09/2023 às 04h00
Teófanes Augusto de Araújo Barros, nascido em São José da Laje, no dia 13 do mês de julho de 1912, cidade localizada às margens do rio Canhoto, na região norte do Estado. Filho do pecuarista e jornalista Teófilo Augusto de Barros e Otília Barbosa de Barros, 4º de uma série de 15 filhos do casal. Batizou- se no dia 01 de outubro de 1912, crismado em 06 de janeiro de 1917, fez a primeira comunhão 06 de janeiro de 1920.
Internou-se no Seminário N. S. da Assunção da Arquidiocese de Maceió na tarde de 09 setembro de 1925. Foi ordenado padre na Catedral Metropolitana de Maceió em 05 de maio de 1935. Celebrou sua primeira missa em 08 de maio de 1935.nFoi, em vida, pastor de ovelhas, o maior Educador da terra de Ledo Ivo, fundador da Revista Mocidade, divulgador das ideias do Padre Lebret em Alagoas. Colaborador da Revista ORDEM, orientada por Tristão de Ataíde, O Semeador, Gazeta de Alagoas, Jornal de Alagoas, Diário de Pernambuco, Jornal do Comércio, dentre outros. Autor dos hinos da Padroeira de Maceió, Colégio Guido e CESMAC. Autor de Conferências, poesias e peças teatrais.
No dia 06 de fevereiro de 1939, ao lado de seu Tio Monsenhor Luís Barbosa, fundou o Colégio Guido de Fontagalland. Instalou no Estado a CNEG - Companhia Nacional de Educandários Gratuitos. Hoje, Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (1948-1959). Criou a Faculdade de Filosofia de Alagoas, 17.06.1950. Doou-a à UFAL, a fim de ser criada pelo MEC na década de sessenta. Fundador Presidente do Sindicato dos Diretores (1955-1975).
No ano de 1974, com o apoio do saudoso Senador da República Dr. Arnon de Mello, criou o Centro de Estudos Superiores de Maceió, destinado aos funcionários que trabalhavam no Comércio. Hoje, Centro Universitário CESMAC, capitaneado pelo engenheiro João Rodrigues Sampaio Filho, bem como pelo Pró-reitor Acadêmico Professor Douglas Apratto Tenório. Ambos imprimem uma gestão séria, responsável à Instituição que se tornou a melhor instituição privada de Alagoas.
No dia 30 de agosto do ano fluente, a direção-geral criou o Selo Comemorativo alusivo à efeméride dos cinquenta anos de CESMAC. Sob a chancela do Ministério das Comunicação, bem como contou com o apoio da Empresa Correios, representada pelo superintendente Hindemburg Pimentel, ex-aluno do CESMAC. Junta-se ao busto em bronze esculpido pelo artista alagoano Deodato, fundido na Casa das Placas, no Recife.