loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 01/03/2025 | Ano | Nº 5915
Maceió, AL
31° Tempo
Home > Opinião

Opinião

ORGULHO NORDESTINO .

.

Ouvir
Compartilhar

Comemora-se neste domingo, 8, o Dia dos Nordestinos. A data foi criada no ano de 2009 em São Paulo, homenageando o centenário do nascimento de Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, poeta popular, compositor e cantor cearense. Além disso, trata-se também de uma homenagem ao célebre Catulo da Paixão Cearense, maranhense de São Luís e autor da famosa música “Luar do Sertão”.

De acordo com o IBGE, a região Nordeste é a segunda mais populosa do Brasil, com cerca de 58 milhões de habitantes. O Nordeste abrange 18% do território nacional é constituído por nove estados. Segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Nordeste é a segunda região mais populosa do Brasil, com 54,6 milhões de pessoas.

A história do Brasil é marcada por personalidades e eventos nordestinos. O descobrimento ocorreu na Bahia, Salvador foi a primeira capital do país, a República foi proclamada pelo marechal alagoano Manuel Deodoro da Fonseca, o primeiro presidente.

A região também foi o palco de marcantes movimentos de origem popular, como a Guerra de Canudos e o cangaço, que hoje fazem parte da identidade do Nordeste e do nordestino, como um povo de luta e resistência.

Região de contrastes, o Nordeste ainda se depara com problemas sociais históricos, Isso fez com que, durante muito tempo, a região sofresse um grande êxodo, em que milhares de nordestino saíram de seus estados em direção ao Sudeste em busca de uma vida melhor.

Nos últimos anos, entretanto, a região se consolidou como símbolo de um país em transformação. Com investimentos públicos, tornou-se conhecida como uma fonte de oportunidades, que gera empregos e atrai investidores nacionais e internacionais, sem mencionar nossas belezas culturais que encantam a todos que chegam até aqui.

O Dia do Nordestino é uma data simbólica, mas deve ser abraçada por todos que aqui nasceram ou que adotaram a região como sua segunda pátria. É uma forma de declarar o amor e o orgulho pela nossa terra, sua diversidade cultural, belezas naturais e, principalmente, pelo seu povo.

Relacionadas