Opinião
Outubro – Crianças, festividades, brincadeiras, presentes, guloseimas.
.
Os adultos se refestelam em nome das homenagens às crianças. Maravilha ...
É tempo propício para reflexão sobre o olhar dos adultos para com as crianças de hoje.
Pais, professores, cuidadores, babás, tios, padrinhos - como anda o olhar para esses Seres Fantásticos?
Como anda o papel de educadores pelo exemplo, estabelecendo, desde muito cedo e, gradativamente conforme as faixas etárias, que há responsabilidades, também gradativas, em guardar os brinquedos, arrumar a cama, manter a limpeza ou limpar o que suja, organizar a bolsa da escola, entender das rotinas da família, onde mora e ter parcelas de contribuição nos afazeres, mesmo dispondo de empregados, cuidar de si alimentando-se regularmente, ter tempo para dormir, brincar, conversar, fazer a higiene pessoal, além de estudar?
Mãe é presa após filha de 10 anos ser encontrada sozinha em Arapiraca
Dupla invade residência em Arapiraca; morador reage e consegue imobilizar um dos suspeitos
Pet desaparecido: envie uma foto do animal para a TV Gazeta
Operação Face Dupla: suspeitos de violência sexual contra crianças e adolescentes são presos
Acidente na Fernandes Lima deixa trânsito lento
Em todos esses processos se enraizam as atitudes de engajamento no mundo social, do trabalho, liderando ou sendo liderado, convivendo com equipes e com clientes.
Adultos estão de olho nas ajudas essenciais quando sua criança entra na difícil fase da adolescência, procurando sua identidade e sendo “forçada” a escolher uma profissão?
Ainda pensam em tratar seus adolescentes com as mesmas abordagens usadas até os 7 anos de idade - “o que você vai ser quando crescer?”
E a cada dia a criatura muda de opinião, a partir dos cenários que passa a perceber e servir de gozação...
Recentemente, um bonitinho de 5 anos, ao ser questionado com tal pergunta, saiu-se com essa: “Não sei, porque o que eu vou fazer ainda não existe, eu vou inventar” - Curioso? Sinal dos tempos? Precocidade? Nasceu com chip?
É para pensarmos seriamente: as crianças de hoje são os trabalhadores, empresários, religiosos, políticos, pais, professores, empreendedores que farão as cidades, o país, o mundo, num futuro bem próximo, já, já.
Que valores estamos “formando” com nossas crianças agora?