app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5595
Opinião

DESAFIO .

.

Por Editorial | Edição do dia 17/11/2023 - Matéria atualizada em 17/11/2023 às 04h00


Estudo feito pelo Instituto Trata Brasil, a partir de dados de 2022, mostra que 46,2% das moradias brasileiras têm algum tipo de privação no saneamento. Segundo o levantamento, do total de 74 milhões de moradias, 8,9 milhões não possuem acesso à rede geral de água; 16,8 milhões contam com uma frequência insuficiente de recebimento; 10,8 milhões não possuem reservatório de água; 1,3 milhão não possuem banheiro; e 22,8 milhões não contam com coleta de esgoto.

São dados inquietantes. A falta de saneamento adequado gera problemas sociais, ambientais, econômicos e de saúde, já que é um fator importante na disseminação de doenças. O saneamento é a estrutura que mais benefícios traz para a população, por isso sua universalização deve ser mais do que urgente na pauta do País.

Investir em abastecimento e saneamento representa muito mais do que levar água e esgoto para as comunidades. Os impactos podem ser sentidos sob diversos aspectos. Segundo especialistas, para cada real investido em saneamento gera R$ 3,13 em riquezas à economia. Isso porque saneamento demanda grande quantidade de obras e serviços, movimentando áreas da indústria, comércio e serviços. Para cada R$ 1 bilhão investido, 58 mil empregos diretos e indiretos seriam criados.

Além disso, o acesso à água tratada e à rede de coleta de esgoto reduz a incidência de problemas de saúde na população, reduzindo gastos do sistema de saúde e elevando a produtividade do trabalhador.

A carência de serviços de coleta e de tratamento de esgoto é responsável por outra parte das infecções gastrointestinais. Os problemas mais graves surgem nas beiras de rios e córregos contaminados ou em ruas onde passa esgoto a céu aberto – em valas, sarjetas, córregos ou rios.

Portanto, elevar os índices de saneamento básico é um dos desafios do Brasil. O volume de recursos necessários é vultoso, mas os benefícios são igualmente grandes.

Mais matérias
desta edição