app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Opinião

Educação nos tempos atuais .

.

Por MILTON HÊNIO - médico e membro do Conselho Estratégico da Organização Arnon de Mello | Edição do dia 25/11/2023 - Matéria atualizada em 25/11/2023 às 04h00

Educar hoje em dia, é uma tarefa bastante complicada. Na trajetória da vida, os pais têm que mostrar aos filhos o que eles vão encontrar pela frente: o bem e o mal, o fácil e o difícil, o justo e o injusto, a compreensão e a intransigência, e o dever de quem educa é preparar os filhos para as realidades da vida, dando-lhes essa base, esse discernimento, essa capacidade que lhes permitam enfrentar e solucionar os problemas, sem deformar suas personalidades.

Dentro dos tempos modernos, da tecnologia avançadíssima em todas as áreas, da liberdade em excesso, do desnível social gritante, da violência, do egoísmo, os pais atuais têm a importante missão de criar filhos pacíficos e solidários para viverem num mundo confuso e nervoso. “Colocar um filho no mundo é fácil, difícil é criá-lo”, diz a sabedoria popular. Criá-lo bem significa educá-lo, depositando nele o processo de maturação que fará dele um ser feliz e realizado. Tocar em seu filho, beijá-lo, ser seu companheiro nos passeios e nas brincadeiras, é condição indispensável para que ele cresça fortalecido e seguro de si.

As crianças começam hoje mais cedo a entrar em contato com a vida, pois os acontecimentos nos invadem a casa através da televisão e principalmente da internet. As últimas canções da moda andam nos lábios de qualquer criança de 5 anos e muito bem cantadas e dançadas, sejam boas ou más. Isso quer dizer, que os pais de hoje estão lidando com filhos que sabem muito mais do que eles em sua idade. É o progresso. É a civilização. Porém, sabemos que a educação é essencial para a formação do cidadão e transformação da sociedade.

Ela é a responsável pela multiplicação do conhecimento e pelo desenvolvimento de habilidades úteis para a atuação do indivíduo em sua comunidade. Quando falamos o quanto a educação é importante na vida de uma pessoa, muitos já pensam que estamos falando apenas da sua formação. Porém, não é só isso. A educação vai muito além desse ponto. Ela é responsável por criar o caráter crítico de cada um de nós. E por falar da construção do caráter humano, é com a educação que aprendemos o que é certo ou errado, o que deve e não deve ser feito. É com esse conhecimento gerado em cada um de nós, que iremos entender se uma atitude é positiva ou negativa e analisarmos assim, os acertos e erros da vida. Então, reforço a ideia de que a primeira escola para as crianças são os pais, pois elas se baseiam em suas ações e assim poder entender como distinguir as informações. Então, qual a importância da educação nos tempos modernos? Ela amplia os horizontes, transforma vidas, permite desenvolver o pensamento crítico e moral.

A maior realização do ser humano é a de saber que Deus está sempre ao seu lado. Você quer ser feliz, olhe sempre para frente. Somos os responsáveis pela nossa felicidade.

Aproveito este espaço, para apresentar meus profundos sentimentos pela partida para eternidade, de meu caríssimo amigo e compadre, Oscar Cunha. Que ele descanse em paz, ao lado do Senhor Jesus.

Mais matérias
desta edição