app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Opinião

E rápido dezembro chegou .

.

Por MILTON HÊNIO - médico e membro do Conselho Estratégico da Organização Arnon de Mello | Edição do dia 02/12/2023 - Matéria atualizada em 02/12/2023 às 04h00

“O tempo voa na asa do vento como um simples novelo de fumaça”, diz o poeta. É verdade. Parece que foi ontem que janeiro começou e rapidinho dezembro já chegou. Dezembro é um mês muito simpático porque ele mistura saudade, expectativas, balanços, alegrias, comemorações. Ele detona na gente vontade de viver, de amar, de sorrir, de abraçar e de cantar. Vontade de comprar tudo, de presentear e tristeza de ver quanta gente sofre fruto da violência, do desamor. Dezembro é um mês de balanços, realmente. Balanço financeiro e espiritual. O que fiz de certo? Prejudiquei alguém por práticas desonestas? Meu orçamento doméstico está compatível com o que ganho? Há balanços que dão muitas dores de cabeça, às vezes, para acertar as contas. E a vida vai continuando. Cada ser humano nasceu para viver. Cada um vive como pode, procurando caminhar e tirando com coragem as pedras do caminho. Todos têm como objetivo supremo, a conquista da felicidade. O que seja essa felicidade, como conquista-la, varia de pessoa para pessoa. Dezembro chegou trazendo o Natal e o Ano Novo. O tempo vai passando. O importante é caminhar de queixo erguido, acompanhando a marcha do tempo que é inexorável. Caminhando, se possível, sem sustos, sem desgostos, sem revoltas. Que importa a idade? Importa quem somos. O que somos. A alegria de viver, o espírito leve ajuda a conviver com os dias.

Dezembro é também o mês da família – dia 8. A família é e será sempre a base, a estrutura na qual a criança fincará sólidas raízes para um futuro feliz. Não é a inteligência que pode salvar o mundo, mas a ternura adquirida na infância, vivida dentro de uma família unida pelo amor. O mundo cheio de ódio, com a desunião e o egoísmo não leva a nada, só a destruição. Na família moderna os pais têm que ter um aprendizado de paciência para com calma, achar soluções para os problemas que vão acontecendo. O mundo está mudando. Vemos isso a cada dezembro, a cada final de ano.

O segredo do sucesso na vida de uma pessoa reside na sua persistência, na sua perseverança, na sua vontade incontrolável de conquistar seus objetivos. Por isso, nunca desista de seus sonhos. Nunca desista de seus ideais. Nunca desista de viver. Nunca desista de amar. O melhor momento para se ver as estrelas é durante a escuridão. Quando tudo parece escuro e sombrio na vida, lembre-se da coragem do Cristo em enfrentar os obstáculos, lembre-se da beleza das estrelas e se guie pelo seu brilho. Dezembro é mês de reflexão, de recomeço para o ano que se aproxima. Portanto, viva o hoje com alegria no coração tendo a consciência de que a vida é uma passagem. Os homens disso se esquecem e fogem da ética, praticam a violência, a corrupção, a injustiça e sofrem. A lei do retorno é implacável. O que você planta há de colher.

Acredite em você. Faça o melhor para que sua conduta seja boa e produtiva. E assim, seja sempre feliz.

Mais matérias
desta edição