app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5647
Opinião

OS TEMPOS MUDARAM .

.

Por MILTON HÊNIO - médico e membro do Conselho Estratégico da Organização Arnon de Mello | Edição do dia 09/12/2023 - Matéria atualizada em 09/12/2023 às 04h00

Apenas com a leitura dos jornais locais e do sul, assim como as várias notícias que vemos pela internet e pela televisão, ficamos realmente impressionados como os tempos mudaram. E a minha preocupação deve ser igual a de todos os brasileiros que têm filhos, netos e bisnetos: como será o futuro deles? Num país cheio de contrastes, de violência, de injustiças sociais, de falta de pudor e ética numa boa parte dos políticos, com a invasão das drogas pela juventude, ficamos preocupados com o destino do seu povo. Os acontecimentos são tão confusos que temos a impressão de estarmos regredindo, apesar de todo o progresso tecnológico. Isso evidencia que o progresso material não foi acompanhado do progresso espiritual.

No momento atual, eu diria que as causas mais frequentes de distúrbios do homem são psicológicas. As estatísticas mostram, por exemplo, que essa modificação na família que acontece hoje em dia, é de uma velocidade espantosa. O fato, portanto, é que a vida familiar está mudando, a vida social está mudando também, tudo numa velocidade assombrosa. Para o indivíduo sobreviver atualmente, tem de tornar-se mais ágil e capaz do que em qualquer outra época. As pessoas, no mundo atual, não só se separam daquele convívio familiar que era tão caro, como modificam a forma de viver. O advento da tecnologia da informação e comunicação revolucionou a forma como as pessoas vivem e interagem atualmente, alterando a dinâmica das relações humanas e proporcionando acesso instantâneo a informações em uma escala sem precedentes.

“Os tempos mudaram” é mais do que uma frase clichê; é um lembrete constante da natureza dinâmica da vida, é um convite à reflexão sobre o mundo em que vivemos. Diante dessas mudanças, a capacidade de adaptação e a resiliência tornam-se qualidades essenciais. As transformações sociais e culturais moldaram nossa realidade de maneiras complexas, oferecendo oportunidades e desafios únicos. O desafio para indivíduos e sociedades não é apenas acompanhar essas transformações, mas também moldá-las de maneira ética e sustentável. Em um mundo em constante evolução, a única constante é uma mudança, e a capacidade de abraçá-la torna-se a chave para prosperar nos tempos que continuam a se transformar.

O mundo contemporâneo é caracterizado por uma rápida evolução em todas as esferas da vida. A expressão “os tempos mudaram” captura a essência dessa transformação dinâmica que afeta indivíduos, comunidades e sociedades em escala global.

Caro leitor: quantos caminhos existem à nossa volta? Inúmeros. Com paciência procure encontrar o melhor e lembre-se que não importa até onde você já chegou, para onde você está indo. O importante é que caminhe com paciência e altivez. Sejam quais forem as alternativas da vida, contemplemos cada dia que surge com o olhar da esperança e tentemos encontrar um sonho de vida ideal.

Mais matérias
desta edição