loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 28/07/2026 | Ano | Nº 6276
Maceió, AL
25° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Opinião

Opinião

REDUÇÃO DE RISCOS .

.

Ouvir
Compartilhar

O Presidente Lula sancionou, nesta semana, a Lei 14.750/23, que traz importantes avanços para a prevenção de desastres no Brasil. O dispositivo estabelece uma política nacional de proteção e defesa civil, que define as competências da União, dos estados e dos municípios na área.

Entre as ações de prevenção previstas pela lei, destacam-se o monitoramento de riscos em tempo real, produção de alertas antecipados, além de ações de educação e conscientização.

A lei também estabelece obrigações para as empresas, que devem elaborar uma análise de risco prévia para seus empreendimentos e contar com um plano de contingência. Também devem monitorar continuamente os fatores de risco e realizar periodicamente exercícios simulados de evacuação com a população.

Parece ser consenso que o País tem grande dificuldade de prevenir desastres de grande proporção. A falta de prevenção e de planejamento adequado está presente nas mais diversas situações da vida nacional, das grandes obras aos serviços básicos ofertados à população.

Shorts Youtube
Play
Caminhão perde os freios, atinge veículos e deixa quatro feridos na Cambona #capcut

Caminhão perde os freios, atinge veículos e deixa quatro feridos na Cambona #capcut

Play
Jovem de 20 anos é preso com réplica de fuzil e drogas em Alagoas

Jovem de 20 anos é preso com réplica de fuzil e drogas em Alagoas

Play
Interdição na Ladeira da Moenda em Maceió

Interdição na Ladeira da Moenda em Maceió

Play
Corpo é encontrado na Mata do Rolo após denúncia anônima

Corpo é encontrado na Mata do Rolo após denúncia anônima

Play
Polícia prende suspeitos de assaltos no bairro Gruta de Lourdes em Maceió

Polícia prende suspeitos de assaltos no bairro Gruta de Lourdes em Maceió

São vários os exemplos pelo Brasil afora. Entre eles pode-se citar o rompimento da barragem de rejeitos da Vale na cidade mineira de Brumadinho e, mais recentemente, o afundamento do solo em cinco bairros de Maceió, como consequência da mineração de sal-gema pela Braskem.

No primeiro caso, além do impacto ambiental, mais de 300 pessoas perderam a vida. Na capital alagoana, milhares de famílias tiveram de deixar seus imóveis, e a população ainda enfrenta o risco de colapso das minas.

Casos assim não podem ser chamados de desastres naturais, pois são causadas pela ação humana e é possível evitá-los seguindo-se rigorosamente as medidas de segurança e a legislação ambiental. É preciso que haja ações mais efetivas das autoridades para fiscalizar o cumprimento das normas.

A nova lei representa um importante avanço ao estabelecer responsabilidades claras para o poder público e para as empresas. Sua implementação contribuirá para reduzir os riscos de desastres, proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio das pessoas.

Relacionadas