Opinião
Marketing: ci�ncia ou sistema?

Sérgio Craveiro Barros * Marketing não é empirismo e com toda certeza estamos diante de uma total incompreensão científica, que é o uso da palavra Marketing de forma deliberada e sem prerrogativas de quem a utiliza, na maioria das vezes, de forma depreciada e distorcida. O marketing se apodera de várias ciências, entre elas, Psicologia, Antropologia, Economia, Sociologia e Administração. É um conjunto de conhecimentos socialmente adquiridos dotado de universalidade e objetividade, uma ciência concernente à determinada parte ou aspecto da natureza ou das atividades humanas. Urge uma visão aprofundada de seu modelo científico, basta para tanto analisarmos a etimologia da palavra de origem na língua inglesa, market, que significa mercado, e do sufixo ing, que significa movimento, ou seja, é um indicador de ação, sendo assim, podemos definir a palavra ?marketing? como o movimento do mercado. Podemos concluir que Marketing é a ciência que estuda o momento histórico do mercado e suas diversas interações comportamentais. Marketing de forma responsável deve ser definido como o conjunto de atividades humanas que tem por objetivo facilitar e consumar as relações de troca. A falta de compreensão desta áurea científica trouxe para nossa cultura uma utilização míope da palavra Marketing, entendida por muitos como uma ação de propaganda, ao longo do tempo sentimos o peso pejorativo desta má utilização, principalmente quando se trata de propaganda enganosa, onde a opinião pública interpreta como se isto fosse uma ?ação de marketing?, infelizmente temos que admitir este resultado negativo, concluindo como fato que várias entidades querendo fazer propaganda. Então de onde vem esta má fama? A palavra Marketing, que deu origem a Ciência de estudo do mercado, tem origem na palavra merere, ou seja, ?receber?, derivando para outras palavras como mercador, mercenário, meretriz e assim por diante, ainda assim temos atualmente uma série de empresas que ao longo do tempo vem fomentando o consumo, utilizando de modernas ferramentas de marketing a fim de se apoderar da mente do consumidor, através de propaganda ilusória, ou utilizando modernas técnicas de neuromarketing, podemos ainda definir que uma ação isolada de qualquer outra ciência com certeza não é Marketing. Propaganda é propaganda, venda é venda, pesquisa é pesquisa, contudo quando interagimos com todas estas ferramentas ao mesmo tempo a fim de antecipar ações derivadas do comportamento humano e o poder que o mercado exerce sobre suas mentes, aí sim estamos fazendo ciência de mercado, ou seja, fazendo Marketing. (*) É consultor de Marketing.