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Nº 5810
Opinião

Sobre o PSS

JAIME EVARISTO * Recentemente, a Universidade Federal de Alagoas divulgou os resultados finais do Processo Seletivo para ingresso nos seus diversos cursos. Muitas alegrias e contentamentos, muitas emoções, muitos sentimentos do dever cumprido, muitas sen

Por | Edição do dia 16/05/2002 - Matéria atualizada em 16/05/2002 às 00h00

JAIME EVARISTO * Recentemente, a Universidade Federal de Alagoas divulgou os resultados finais do Processo Seletivo para ingresso nos seus diversos cursos. Muitas alegrias e contentamentos, muitas emoções, muitos sentimentos do dever cumprido, muitas sensações do tipo “estou com a vida feita”. Meus parabéns a todos os aprovados e, sendo professor do primeiro ano, um até logo para os aprovados para o Curso de Ciência da Computação. Passada toda euforia pela vitória, passados todos os eventos comemorativos, convido os aprovados para os cursos da área I (Ciência da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Agrimensura, Física, Química, Meteorologia e Matemática) para uma reflexão. Estes cursos, por demandarem muitos conceitos científicos e tecnológicos que utilizam ferramentas da matemática e da física, exigem muito esforço dos seus alunos para sua conclusão, esforço tanto maior quanto pior for a preparação do aluno quando do seu ingresso. O estudo das ferramentas matemáticas necessárias é feito em disciplinas denominadas Cálculo 1, Cálculo 2 e Álgebra Linear, cujas aprendizagens requerem que o aprendizando tenha uma boa preparação na matemática do Ensino Médio. A questão é que os resultados da segunda fase do vestibular mostram que uma boa parte dos aprovados não está suficien-temente preparada. Para que o leitor compreenda, façamos alguns esclarecimentos. Na segunda fase do PSS, os candidatos aos cursos citados acima se submetem às provas de matemática e de física e devem obter nota superior ou igual a 2,0 em ambas as provas, para concorrer à “primeira chamada” dos aprovados. Na hipótese de não preenchimento de todas as vagas do curso nesta primeira leva, há uma “segunda chamada” com candidatos que não tiraram nota zero em nenhuma das provas. Os dados são realmente preocupantes. O caso mais grave aconteceu num curso que oferecia 30 vagas para o turno diurno e 20 vagas para o noturno. Para ele, não houve um único candidato aprovado em primeira chamada e houve apenas 10 candidatos que não tiraram zero em nenhuma das provas, os quais foram chamados em segunda chamada. Um segundo caso grave ocorreu num curso que oferecia 30 vagas: houve apenas 2 aprovados na primeira chamada e 6 aprovados em segunda chamada. Num outro caso preocupante, o curso oferecia 50 vagas e houve 4 aprovados com notas superiores a 2,0 e 17 aprovados com notas diferentes de zero. Em dois cursos a situação não melhorou: de um deles houve preenchimento de 45 das 60 vagas oferecidas (19/26) e um outro, embora tenham sido preenchidas todas as suas 80 vagas, houve apenas 36 candidatos aprovados em primeira chamada. Na verdade, dos citados acima, apenas os cursos de Ciência da Computação e de Física tiveram suas vagas preenchidas por aprovações de primeira chamada. A prova de matemática foi uma prova fácil! Suas dez questões cobriram, praticamente de forma linear, todos os assuntos do Ensino Médio e nenhuma delas exigia elucubrações mais profundas e nem demandava maiores conhecimentos sobre o assunto que abordava. No momento, não discutiremos as razões da ocorrência de resultados tão pífios. O que nos preocupa agora é o fato de que, indubitavelmente, muitos alunos vão ingressar na universidade e, salvo um felicíssimo engano, não estão suficientemente preparados para receberem e apreenderem os conhecimentos que lhes serão transmitidos. Nossa experiência permite afirmar que, salvo as honrosas exceções, um candidato que não obteve (sem sustos e traumas) uma nota próxima de sete na prova de matemática da segunda fase do PSS 2002 terá enormes dificuldades na aprendizagem das disciplinas Cálculo 1 e Álgebra Linear, que são estudadas logo no primeiro ano. Estas enormes dificuldades poderão trazer muitas preocupações e muitas frustrações. O nosso conselho é que, esgotadas todas as justas comemorações, cada candidato faça uma sincera auto-avaliação dos seus conhecimentos em matemática, e tentando resolver o maior número de questões propostas, com insistência peculiar da juventude, não recuando diante da primeira dificuldade. Descansem, curtam a vitória, mas se preparem para a universidade. A Ufal não vai se omitir de participar desta preparação final. Para isto, o Centro de Ciências Exatas e Naturais, com o apoio do Departamento de Matemática, está preparando um projeto de um Curso de Extensão de Pré-Cálculo. Em nome de todos os que fazem o Centro de Ciên-cias Exatas e Naturais sejam todos bem-vindos! (*) É PROFESSOR DA UFAL

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