app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5656
Opinião

Construtores XXIV .

.

Por Laurentino Veiga – ex-professor do Cesmac | Edição do dia 27/12/2023 - Matéria atualizada em 27/12/2023 às 04h00

O Professor Edmilson de Vasconcelos Pontes (17-6-1931 - 23-11-1995), pode-se dizer que abrilhantou o Magistério Estadual, bem como a Universidade Federal de Alagoas com sua sapiência na Matemática. Suas aulas (fui seu aluno), faziam alusão às Ciências Exatas com ênfase, e, principalmente, com sua didática à altura de seus conhecimentos científicos. Ultrapassou os umbrais de seu tempo com a clareza de como lecionar várias gerações alagoanas. Formado em Engenharia Civil, Escola de Engenharia de Pernambuco (1955), Pós-graduação fora de Alagoas, mestrado em Matemática, Instituto de Matemática da Universidade Federal de Pernambuco (1968), doutoramento em Geometria Diferencial, Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA-CNPq), no ano de 1974.

Por essas razões e outras razões, fora Secretário de educação e Cultura de Alagoas, Diretor do Teatro Deodoro de Maceió, Pró-Reitor de Extensão da Universidade Federal de Alagoas, Diretor do Centro de Ciências Exatas da UFAL, Diretor do Centro de Ciências de Alagoas (CECIAL), Presidente do Conselho de Conservação do Patrimônio Histórico de Alagoas, Chefe do Núcleo do CECINE, Professor de cursos de Mestrado, Especialização e Aperfeiçoamento em todas as capitais do Nordeste, inclusive no Rio de Janeiro, Chefe do Departamento de Matemática da UFAL, Coordenador de curso de Matemática da UFAL, Coordenador de pós-graduação da UFAL, Orientador de Bolsistas CNPq, Presidente da Câmara de Pesquisa e pós-graduação da UFAL, Professor de Matemática da UFAL, Professor de Matemática e Estatística do CESMAC, Professor de Mestrado do Departamento de Economia da Ufal.

O Mestre Edmilson Pontes foi, sem favor nenhum, expoente máximo das Ciências Exatas de Alagoas e de outras unidades federativas. Proferiu belíssimas aulas, que encantavam seus discípulos. Vibrava dando magnânimas aulas. Explorava o máximo o seu conhecimento matemático durante décadas. Um Construtor de Alagoas na esfera alta do saber científico.

Mais matérias
desta edição