app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5655
Opinião

Ação afirmativa .

.

Por Editorial | Edição do dia 12/01/2024 - Matéria atualizada em 12/01/2024 às 04h00

A edição de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), forma de acesso às universidades federais, já segue as novas regras da chamada Lei de Cotas, sancionada pelo Presidente Lula em novembro do ano passado.

Instituída em 2012, a lei já previa sua revisão dez anos depois. Pelas novas normas, candidatos cotistas tiveram aumentada a chance de ingressar nos estabelecimentos federais. Dentre outros benefícios, eles passam a concorrer primeiramente às vagas gerais e disputam as reservadas apenas se não forem classificados.

A Lei de Cotas reserva, no mínimo, 50% das vagas em universidades e institutos federais para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas.

O fato é que as cotas são um modelo de ação afirmativa implantado em alguns países para amenizar desigualdades sociais, econômicas e educacionais. Devem ser vistas como uma medida temporária, mas necessária. É preciso também que se adotem políticas públicas capazes de reduzir a exclusão social e oferecer a todos, independentemente de raça ou outro diferencial, igualdade de oportunidades.

Mais matérias
desta edição