app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5655
Opinião

As emoções e a vida .

.

Por MILTON HÊNIO - médico e membro do Conselho Estratégico da Organização Arnon de Mello | Edição do dia 13/01/2024 - Matéria atualizada em 13/01/2024 às 04h00

É impressionante a influência da mente em nossas vidas. Ninguém pode viver enclausurado pensando no pior. É preciso viver. Marcel Proust disse muito bem, que a verdadeira mágica da descoberta não está em procurar novas paisagens, mas em desenvolver novos olhos. Talvez seja esta, meu caro leitor, a decisão que você terá que tomar: desenvolver novos olhos. Quanto à solidão não é um acontecimento, é um sentimento. Não está fora de nós, está dentro. Podemos nos sentir sós em plena multidão e podemos estar sozinhos sem nos sentirmos solitários.

Solidão é, pois, não ter ninguém dentro de si, é estar vazio. É não amar. Quem ama alguém ou algo não está sozinho. A fuga da solidão só tem um caminho – o amor. Ame e você jamais estará sozinho. Não só o jovem, mas qualquer pessoa em qualquer idade, é importante para ser feliz querer viver.

A vida não respeita idade, nem status, nem dinheiro; o homem do barracão de zinco como o ricaço do palacete, choram do mesmo jeito. Na mocidade ou na velhice a dor é sempre a dor. Personalidade é a ponte do eu ao não eu, e nessa ponte transitam estímulos e respostas, ordens e contra ordens. A mente rapidamente fecha as portas com trava e tudo, a tudo que for novidade negativa. Assim, não perca a oportunidade de abrir sua mente para bons pensamentos e oportunidades agradáveis que possam fazer você sentir-se feliz. Muitos jovens vivem em solidão e não gostam de conversar com ninguém, esquecendo que se chama “empatia” esse dialogar entre as pessoas.

Jesus foi o maior comunicador do mundo e vivia sempre feliz. E ainda contava histórias através de suas parábolas. E assim Ele foi abrindo caminhos entre os homens, contando a verdade de forma extremamente simpática. Portanto, meu amigo, não fique triste, pois você tem o mundo pela frente. Deixe de olhar para os seus pés e olhe com alegria para o horizonte onde lhe espera um futuro com a realização plena dos seus objetivos.

Nascemos e morremos entre o choro e o riso e é com as tintas dos sentimentos e do real que cada um vai escrevendo os capítulos do livro de sua própria vida. Dizem os poetas do sonho que a fantasia do viver está na própria vida. Lembrem-se sempre que os pensamentos negativos nos envenenam, cortam a nossa paz de espírito e quebram a harmonia do nosso corpo.

Mais matérias
desta edição