A moderna gest�o da produ��o rural
| Edmundo Accioly * O empreendimento rural tradicional utiliza-se de equipamentos agrícolas rudimentares. A estrutura organizacional é familiar e as decisões são estritamente empíricas, sujeitas aos altos graus de incerteza. Como conseqüência, os resulta
Por | Edição do dia 19/12/2007 - Matéria atualizada em 19/12/2007 às 00h00
| Edmundo Accioly * O empreendimento rural tradicional utiliza-se de equipamentos agrícolas rudimentares. A estrutura organizacional é familiar e as decisões são estritamente empíricas, sujeitas aos altos graus de incerteza. Como conseqüência, os resultados obtidos são incertos. Esses resultados são dependentes da política agrícola e das condições climáticas e, sobretudo, submetidos ao maior poder de barganha de diferentes agentes do processo de comercialização, que os distancia das demandas atuais e perspectivas de mercado (Zylbersztajn, 1994). Entende-se um agronegócio moderno como o empreendimento que superou a etapa de transição, estando alinhado com seu mercado consumidor e flexível para se ajustar às novas demandas. A flexibilidade deve ser entendida como a capacidade gerencial para encontrar alternativas diante das alterações de mercado que são inerentes aos produtos agropecuários. Assim, um empreendimento moderno é aquele que apresenta equilíbrio entre seus aspectos de capacitação gerencial, adequação tecnológica e desempenho econômico (Nantes & Scarpelli, 2001). No caso da agricultura familiar, uma das estratégias que deve determinar a sua inclusão em uma cadeia produtiva é a questão da qualidade, da origem do produto, da forma de produzir, da interação com o meio ambiente, entre outros. A comercialização dos produtos é função não do volume, mas de um conjunto de atributos que os tornam diferenciados e que podem ser direcionados para determinados nichos de mercado. Uma parte significativa dos pequenos produtores rurais ignora a evolução do mercado e as alterações nos hábitos de consumo, olhando apenas a sua atividade, como se ela estivesse desvinculada dos demais segmentos da cadeia produtiva. Assim, uma alternativa estratégica é direcionar os esforços do pequeno produtor rural para produtos diferenciados com maior valor agregado, cujos mercados ainda não se encontrem tão bem organizados. Isto é, produtos fora do segmento de commodities. São exemplos de produtos diferenciados as plantas medicinais, condimentares, corantes ou os denominados produtos orgânicos. Pequenos produtores podem ainda agregar valor a produtos diferenciando-os com um processamento mínimo. Os produtos minimamente processados representam uma oportunidade, pois associam a praticidade no preparo e consumo das refeições aos aspectos relacionados à segurança e à apresentação do produto. (*) É engenheiro químico e mestre em Desenvolvimento Sustentável.