app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5647
Opinião

Janeiro Branco e a saúde mental corporativa

.

Por Maíra Nogueira - psicóloga, professora universitária e especialista em avaliação psicológica e atendimento clínico | Edição do dia 18/01/2024 - Matéria atualizada em 18/01/2024 às 04h00

É fato que existe uma grande conexão entre saúde mental e sucesso organizacional. Quando os colaboradores estão emocionalmente bem, naturalmente as entregas são melhores e a empresa contabiliza benefícios. Saiba mais sobre alguns dos aspectos mais importantes nos quais a saúde mental, tema da campanha Janeiro Branco, impacta diretamente os resultados da empresa.

Vamos começar destacando que colaboradores com a saúde mental em dia se apresentam mais focados e comprometidos com as tarefas diárias, com reflexos diretos em sua produtividade. Isso também significa que existe uma probabilidade muito maior de obter resultados altamente qualificados, já que está apto para tomar decisões criativas e assertivas.

E por isso mesmo que empresas que se preocupam com a saúde mental de seus colaboradores no ambiente de trabalho têm boas vantagens na retenção de talentos, até porque profissionais que se sentem valorizados pensam duas vezes antes de deixar a empresa. E aqui vale observar que a manutenção de talentos, além de evitar gastos com rescisões, é primordial para manter o conhecimento interno, a experiência e a consistência operacional.

Ao priorizar a saúde mental a empresa favorece a livre comunicação, exposição de ideias, proporcionando uma relação mais saudável, de cooperação entre colegas e a organização, com grandes resultados muito melhores.

A saúde mental está diretamente ligada à capacidade de pensar de maneira inovadora. Colaboradores que estão com a saúde mental em dia têm uma mente mais aberta para explorar novas abordagens e soluções criativas.

Equipes com a saúde mental em dia estão mais bem preparadas para lidar com situações desafiadoras de atendimento ao cliente. A resiliência emocional resultante da saúde mental positiva permite que os colaboradores mantenham a calma sob pressão, resolvam problemas eficazmente e proporcionem uma experiência satisfatória aos clientes. Além do que, trabalhadores com saúde mental plena são mais engajados, produtivos e leais.

Oferecer remunerações competitivas segue sendo um aspecto fundamental, porém, definitivamente, não é mais o suficiente para assegurar profissionais que, de fato, farão a diferença no negócio. Proporcionar equilíbrio entre a vida pessoal e profissional tornou-se elementar, especialmente em um contexto de mercado em que o trabalho passou a ocupar a casa e a rotina íntima de muitas pessoas.

Não se esqueça: Os mais importantes recursos de uma organização são seus talentos que cada vez mais buscam por empresas que estejam alinhadas aos seus valores e bem-estar no ambiente de trabalho.

Mais matérias
desta edição