app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Opinião

Economia solidária .

.

Por Editorial | Edição do dia 19/01/2024 - Matéria atualizada em 19/01/2024 às 04h00

O Presidente Lula sancionou esta semana a lei que cria a Política Nacional de Trabalho Digno e Cidadania para a População em Situação de Rua (PNTC). A economia solidária é um dos três eixos estratégicos que estruturam as ações para renda, qualificação profissional e elevação da escolaridade dessas pessoas em vulnerabilidade social.

A economia solidária é um modelo de desenvolvimento econômico baseado nos princípios da cooperação, da gestão democrática e da distribuição igualitária. Esse modelo pode ser uma ferramenta importante para a superação da situação de vulnerabilidade social dessas pessoas, por meio de maior acesso ao microcrédito, qualificação profissional e a elevação da escolaridade.

Pesquisa feita pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania revelou que, das 221.113 pessoas que se declaram em situação de rua, 38% apontaram o desemprego como a principal causa por estarem nessas condições.

A implementação das ações prevista na PNTC pode contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, na qual todas as pessoas tenham oportunidades de trabalho e renda dignas.

Mais matérias
desta edição