.
Economia solidária .
.

O Presidente Lula sancionou ontem o projeto de lei que cria a Política Nacional de Economia Solidária e um sistema de igual nome para articular as ações de fomento a empreendimentos econômicos cooperativos sem fins lucrativos.
Ao criar um sistema que fomenta esse tipo de atividade econômica, o Brasil reafirma seu compromisso com o fortalecimento das comunidades e com a redução das desigualdades sociais.
A economia solidária é muito mais do que uma forma de organização produtiva; é um mecanismo que promove a autogestão, a participação e a distribuição justa dos resultados financeiros entre seus membros.
A lei também incentiva a transparência e a solidariedade, determinando que os lucros sejam reinvestidos em finalidades sociais, no apoio a outros empreendimentos ou no desenvolvimento da comunidade.
Além disso, o modelo cooperativo, central na proposta, permite que trabalhadores tenham maior autonomia e sejam protagonistas de seu próprio desenvolvimento econômico e social.
Estimular a economia solidária é uma forma de repensar a dinâmica econômica tradicional, promovendo uma integração mais humana entre produção e sociedade. .