app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5655
Opinião

Passo inicial .

.

Por Editorial | Edição do dia 25/01/2024 - Matéria atualizada em 25/01/2024 às 04h00

Em 25 de janeiro de 1984, a Praça da Sé, em São Paulo, se tornou palco de um marco histórico: o primeiro comício da campanha pelas Diretas Já. A multidão foi às ruas pelo direito de escolher diretamente seu presidente.

As Diretas Já se tornaram um movimento social amplo e plural, que uniu partidos políticos, artistas, intelectuais e cidadãos de todas as classes sociais, num passo crucial na luta pela redemocratização do Brasil.

Entretanto, foi preciso esperar mais alguns anos até que fosse realizada a primeira eleição direta para presidente da República desde 1960.

A partir de então, o Brasil viveu uma série de avanços democráticos. A Constituição Federal de 1988, elaborada por uma Assembleia Constituinte eleita pelo voto popular, consolidou o Estado Democrático de Direito.

Ao longo dos últimos 40 anos, a democracia brasileira se fortaleceu e se consolidou. A participação popular nas decisões políticas se tornou mais ampla e os mecanismos de controle social foram aprimorados. O Movimento Diretas Já serve como inspiração para as novas gerações que lutam por um país mais justo, livre e democrático.

Mais matérias
desta edição